USF Fernando Sampaio promove atividades em homenagem ao Dia da Mulher

Saúde
07/03/2018 18h22

A parceria entre as Unidades de Saúde da Família (USFs), as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Programa Academia da Cidade (PAC) vem rendendo muitos frutos. Um bom exemplo disso foi a série de atividades promovidas na manhã desta quarta-feira, 7, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na USF Fernando Sampaio, no conjunto Castelo Branco.

De acordo com a psicóloga do Nasf 4 (4ª Região de Saúde), Maria do Carmo Vital, a parceria com a Academia da Cidade tem trazido muitos benefícios para as ações da unidade de saúde. "O Nasf 4 é composto por duas fisioterapeutas, uma nutricionista, uma fonoaudióloga e uma psicóloga, e prestamos assistência também a mais duas USFs, Joaldo Barbosa e Edésio Vieira de Melo. Agora, com a atuação conjunta do PAC, podemos atuar garantindo a saúde em outras frentes, como com a prática de exercícios aliada às orientações de alimentação saudável, por exemplo", explicou.

E o público-alvo das ações foi grupo de idosos "jovens há mais tempo", que há 18 anos se reúne todas às quartas-feiras no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) Viver Legal, próximo à USF Fernando Sampaio. "Hoje é um dia muito especial porque estamos comemorando o Dia da Mulher com dinâmicas e atividades físicas. Sempre conciliamos as nossas reuniões com algum tema educativo, e este é preciso sempre discutir, pois a mulher idosa ainda sofre muito preconceito. Temos que desenvolver a autoestima e a valorização pessoal delas", informou a assistente social da unidade, Lara Brito.

Ação que a aposentada Marli Ferreira confirma ser essencial para o bem estar não apenas das mulheres, mas de todo grupo. "É muito bom participar deste grupo de idosos. Eles nos levam para passear e sempre promovem atividades voltadas para nosso bem. Participo dessa iniciativa há 15 anos. Aqui tenho as minhas amigas, e inclusive faço parte do grupo da Academia da Cidade. Todos os dias, às 6h, já estou lá. Isso melhora muito a nossa vida", reconheceu.

Após a atividade com o grupo de idosos, a equipe do Nasf e da Academia da Cidade foram até a USF para para abordar o mesmo tema com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam atendimento na sala de espera da unidade. Houve também um café da manhã oferecido pelos servidores, palestras de conscientização do papel da mulher na sociedade, e música ao vivo com o agente comunitário de saúde, Aguiondas Souza do Vale. "Todos os servidores se empenharam para promover uma homenagem às mulheres, e isso é uma prova da integração dos nossos serviços", concluiu a psicóloga Maria do Carmo.