A Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu mais uma capacitação para os servidores da Prefeitura de Aracaju. Na manhã desta quarta-feira, 7, aconteceu o curso sobre Gestão e Fiscalização do Contrato Administrativo, que foi ministrado pelo procurador do município, Fernando Madruga.
O curso, que teve como foco a atualização técnica e legal sobre os aspectos correlatos à gestão e fiscalização dos contratos administrativos, teve participação de cerca de 40 servidores de diversas secretarias. Esse curso é a continuidade ao programa de capacitação que, somente em 2017, conseguiu beneficiar mais de mil servidores.
O ministrante do curso conta que a aula superou suas expectativas. "O pessoal demonstrou muito interesse. São servidores já qualificados, mas é sempre importante a gente revisar, colocando novas práticas e melhorando o controle dos contratos administrativos pra que não haja intercorrências futuras nem prejuízos ao serviço financeiro do município. Acredito que eles sairão do curso com ideias novas e boas práticas que serão implementadas e contribuirão para a eficiência do serviço público", afirma Fernando Madruga.
Umas das participantes foi Stella Maris Abreu, do departamento financeiro da Secretaria Municipal da Assistência Social. Junto com ela, outros 23 servidores da Assistência também participaram da capacitação. "A gestão e fiscalização de contrato adequada faz com que o município não seja penalizado e que a gente possa ter uma eficiência maior no serviço prestado. A gente já convive com esse tema há muitos anos, mas sempre tem novidade, é uma área que está sempre mudando e traz uma gama de informações interessantes pra que a gente possa conduzir melhor nossos trabalhos no dia-a-dia. Esse curso mostra que a atual gestão dá importância para uma administração eficiente".
A assessora técnica da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Cândida Mara Souza, também esteve no curso, de duração de quatro horas, e acredita que a capacitação irá ajudar no desenvolvimento diário do seu trabalho. "Vai enriquecer meu trabalho na secretaria, principalmente nas questões teóricas dos contratos. O procurador está trazendo novos entendimentos, principalmente do Tribunal de Contas da União em relação à gestão e fiscalização dos contratos administrativos. Isso vai enriquecer o trabalho de todos que estão hoje aqui, participando", acredita.