Sema promove atividades sustentáveis em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Meio Ambiente
08/03/2018 18h53

Sustentadas pela força, coragem e determinação. Com esses pilares, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) realizou na manhã desta quinta-feira, 8,  uma série de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e o bem-estar no ambiente de trabalho.
 
Essas práticas também estão alinhadas às propostas da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), buscando o desenvolvimento de princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais, qualidade de vida no ambiente de trabalho e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional. 
 
Para Augusto Cesar Viana, secretário Municipal do Meio Ambiente, foi importante alinhar as práticas da A3P a um dia tão importante como o Dia Internacional da Mulher. “As nossas servidoras e colaboradoras merecem toda a nossa atenção. A realização dessas atividades no início da manhã foi um ato simbólico para que reafirmasse o compromisso da Sema quanto ao bem-estar e valorização de todas elas”, declara o secretário.
 
Atividades sustentáveis
 
Durante o café da manhã, foram realizadas diversas atividades com o intuito de trabalhar a questão do empoderamento feminino, promovendo ações sustentáveis e o bem-estar. Na oportunidade, as servidoras e colaboradoras da Sema receberam das mãos do secretário Augusto Cesar Viana, e dos servidores, mudas personalizadas de suculentas, espécies propícias para serem colocadas em qualquer tipo de ambiente, como no próprio local de trabalho, pois resistem a diversas condições climáticas e que não precisam ser regadas com frequência. A analista ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, destaca que se sentiu representada com a escolha dessa espécie. “Há uma representatividade na escolha dessa espécie suculenta, pois ela possui uma resiliência muito forte; é assim que a mulher é. Ela pode ser delicada, mas ao mesmo tempo é forte, guerreira e resistente”, diz. 
 
Também foi promovido um bazar sustentável, em que cada servidora realizou uma troca de roupas, livros, calçados e bijuterias por outras peças do seu interesse, destacando a relevância do reaproveitamento. Outra atividade que fomentou a importância do bem-estar do servidor, criando um ambiente de trabalho mais saudável e efetivo, foram as sessões de algumas técnicas de relaxamento, como o Reiki, acupuntura auricular e massagem manual, realizadas pelo Movimento Popular de Saúde (Mops), finalizando com uma ginástica laboral, promovida pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).