Servidoras da Fazenda são homenageadas pelo papel essencial na administração

Fazenda
08/03/2018 17h47

Uma data que vem sendo celebrada, oficialmente, desde 1975, mas que teve sua origem ainda no início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. Centenas de anos se passaram mas, até hoje, em 2018, o 8 de março continua sendo lembrado pelo mesmo motivo: a luta contra a desigualdade de gêneros que persiste na sociedade.

Muita coisa já mudou, a disparidade não é mais a mesma e os espaços conquistados pelas mulheres mostram isso. Espaços como os ocupados pelas quase 100 servidoras da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). Nomes como o da assistente social, Ana Luiza; da diretora do Departamento de Tributos Imobiliários, Ignêz Souto; das atendentes Joseane Oliveira; da coordenadora de Cadastro Mobiliário, Vera Motta, entre todas outras.

Espaços como o da técnica em Contabilidade, Antônia Costa, uma das servidoras mais antigas da Secretaria da Fazenda. São 33 anos de serviço público e uma disposição de dar inveja a muito jovem. "Eu tenho na minha cabeça que estes serão meus últimos anos de trabalho. Mas só Deus quem sabe", revela. A vontade de fazer a diferença, segundo ela, vem dos pais. "Sou filha de lavradores e sempre fui ensinada a correr atrás do que quero e respeitar o próximo", complementa.

Aos 69 anos, dona Antônia é casada, tem dois filhos e seis netos. Na secretaria, lida diariamente com números, operações matemáticas e burocracia, sempre com sorriso no rosto e bom trato com os colegas. "Quando os meninos eram crianças, contava com ajuda dos meus irmãos e vizinhos. Era uma correria! Hoje é mais tranquilo. Cuido dos meus afazeres aqui e no final de semana vou para Estância, cuidar da família lá. Gosto muito do que faço", conta. 

Por falar em cuidar, este poderia ser um ótimo sinônimo para a servidora Josenilde Cunha Carvalho, secretária executiva do Gabinete da Fazenda. Jô, como é conhecida entre os colegas, é daquelas pessoas que está sempre disposta a ajudar. "Se eu puder fazer algo para resolver o problema de alguém, vou tentar. Não me custa nada", diz, com uma modéstia que demonstra o bom caráter dessa mulher, que é exemplo para todos na Semfaz.

Café da manhã

Como forma de homenagear as mulheres que fazem a Secretaria Municipal da Fazenda, a gestão ofereceu um café da manhã para as servidores. Um momento singelo, mas com muito significado: lembrar o papel essencial de cada profissional fazendária na construção de uma sociedade mais desenvolvida e capaz de respeitar as diferenças e a liberdade de cada um.

Em nome da secretaria, o auditor fiscal Altamirando Dorea fez a abertura do evento, destacando o papel da mulher nos tempos atuais. "Esse papel tem se modificado. As mulheres têm dupla jornada, às vezes até tripla, administram trabalho e lar, são mães, esposas, amigas, contribuem enormemente para o crescimento do país, sem perder o vigor ou a feminilidade. Em especial, parabenizo as mulheres fazendárias, que têm papel de destaque nesta organização", declarou.

"Nossa intenção foi mostrar a essas colegas o quanto a valorizamos. Mas é importante que esta valorização não fique somente no dia 8. O respeito e a construção de uma sociedade igualitária, onde o óbvio, que direitos de homens e mulheres são os mesmos, seja uma máxima. A desconstrução de conceitos machistas deve ser um exercício diário", afirmou o secretário da Fazenda, Jeferson Passos.