Saúde promove capacitação para os agentes de endemias

Saúde
12/03/2018 18h29

Na manhã desta segunda-feira, 12, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa), promoveu uma capacitação com os agentes de endemias. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), e buscou unir todas as Vigilâncias para que fosse realizado o mapeamento ambiental dos territórios de trabalho por cada equipe.

A coordenadora da Covisa, Graça Barros, diz que este tipo de capacitação é importante para repassar às equipes o olhar sanitário e ambiental trabalhado no território, identificando as situações de risco e reafirmando o compromisso de oferecer à população um serviço de qualidade. “Possuímos a missão de proteger a saúde de população através de mecanismos que permitam a análise de riscos sanitários decorrentes do meio ambiente da população, na circulação de bens e na prestação de serviços de interesse público. Após esta ação teremos a informação de todos os estabelecimentos regulados pela Anvisa, e poderemos trabalhar a parte educativa e de inspeção", destaca.

Segundo a assessora de Ações Estratégicas da Vigilância Sanitária, Jacklene Andrade, a proposta é trabalhar todas as vigilâncias em saúde: epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador. "O curso terá uma carga horária de 80 horas, sendo divididas em teoria e prática, ampliando sempre a visão dos profissionais e interferindo de forma positiva a saúde da população. Por fim, faremos um mapeamento de identificação, dos pontos vulneráveis de maior perigo, sinalizando a conclusão para a vigilância, pois assim ela poderá desenvolver ações em todas as esferas", complementou.

Ainda segundo Jacklene, um novo encontro está marcado para próxima quarta-feira, 14, atendendo uma segunda turma de agentes. “Deixar nossos profissionais aptos para rotina é uma cobrança constante, por isso buscamos sempre habilitá-los na mesma medida que cobramos resultados do setor que estamos atendendo”, ressaltou.

Para o supervisor de endemias, José Chagas, este é um momento de renovação e troca de conhecimentos. “É o espaço de tirarmos nossas dúvidas, compartilhando com nossos colegas as experiências e colaborando para tornar o trabalho mais produtivo. Com isso a gente espera cuidar sempre melhor da saúde da população”, pontuou.