Manhã de lazer e contação de histórias lembram aniversário de Aracaju

Cultura
13/03/2018 16h46

Uma aula de história fora do ambiente escolar sobre a cidade de Aracaju. Esta é a proposta da biblioteca Mário Cabral, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do projeto Hora do Conto edição ‘Aniversário de Aracaju’, durante o mês de março. O projeto contou ainda com visitação à sala Popular Mestre Euclides, e ao símbolo da cultura popular da capital sergipana, antigo brinquedo que animou gerações entre as décadas de 1900 e 1980, o Carrossel de Tobias.

Na manhã desta terça-feira, 13, a biblioteca recebeu a turma do 5º ano do colégio Unificado, que fica no bairro Siqueira Campos, em Aracaju. “É de extrema importância receber a visita de escolas ou grupos de estudantes. Nesta data, nossa agenda fica recheada de visitações. É um momento de aprendizado, pois os alunos podem aprender mais sobre a mudança da capital, sobre as manifestações culturais de Aracaju. Além de ter a oportunidade de visitar o Museu Viana de Assis e conferir de pertinho elementos da nossa cultura”, ressalta a coordenadora da biblioteca, Verônica Cardoso.

Para a professora Patrícia Rocha, criar projetos que levem os alunos para conhecer a história de sua cidade fora da escola é extremamente importante e necessário. “Essa turma já está acostumada a ter esse contato do lazer com aprendizado, pois desenvolvemos um projeto que os alunos duas vezes por ano participam de uma programação diversificada com bastante conhecimento. E esta data é especial, estamos falando do aniversário da pequena notável, Aracaju e o Centro Cultural deixa viva através dos elementos a nossa história que não pode ser esquecida nunca e essas ações devem acontecer sempre”, justifica.

“Estou gostando demais em saber sobre a mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju e estou encantado com cada item da nossa cultura na sala de cultura popular”, diz o estudante de 11 anos, Kaliel Pires.

O coordenador do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias, destaca a importância da visita à unidade, além de desenvolver ações que atraiam o público para conhecer um espaço que respira história.  “Nós temos o Museu Viana de Assis, que traz documentos que contam a história da capital e deixa viva em nossas memórias esse marco importante para o desenvolvimento de nossa cidade. O visitante ou turista tem a oportunidade de conhecer de forma lúdica a nossa cultura, nossa origem e despertar nas crianças a vontade de conhecer mais não só o Centro Cultural de Aracaju como valorizar e preservar a nossa cultura, a nossa história, e conhecer cada vez mais sobre a cidade que ele mora”, finaliza.

Serviço

Para a escola pública ou particular que tenha interesse em levar seus alunos para participar de ações lúdicas e educativas, no Centro Cultural de Aracaju basta entrar em contato pelo telefone: 3214-5387, e agendar uma visita.