Obra no loteamento Barroso começa a transformar as ruas

Obras e Urbanização
14/03/2018 16h25

A espera dos moradores do loteamento Barroso e adjacências finalmente acabou. A comunidade que vive numa região localizada no bairro Farolândia aguardou muitos anos por uma obra que acabasse com os problemas de poeira no verão, lama no inverno, falta de saneamento e, inclusive, dificuldades de transitar pelas ruas. Foi o prefeito Edvaldo Nogueira, ainda na primeira passagem pela Prefeitura, que idealizou a urbanização da área e solicitou aos engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) que elaborassem um projeto. Entretanto, nos quatro anos da administração passada, a inércia impediu a materialização da obra e prolongou o sofrimento dos moradores do Barroso.

Mas a história se encontra consigo mesma e, no início deste ano, Edvaldo assinou a ordem de serviço e finalmente concretizou o tão sonhado desejo da população, comprovando que a gestão municipal tem retomado a normalidade administrativa e recolocado a cidade no rumo do desenvolvimento. As obras estruturantes, atualmente em andamento em um recanto carente do bairro Farolândia, demonstram uma nova realidade na capital, com direitos sociais garantidos e a presença do poder público em várias partes do município.

Os investimentos no loteamento Barroso já somam aproximadamente R$ 4 milhões, em recursos conveniados e emendas parlamentares, e garantirão terraplanagem, drenagem pluvial, meio-fio de concreto, pavimentação asfáltica, sinalização horizontal e vertical e colocação de placas para identificação dos logradouros.

A obra foi recebida com entusiasmo e muita emoção pelos moradores e muitas lideranças comunitárias reconheceram o empenho do prefeito na viabilização do empreendimento. Titular da secretaria municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari relata todas as burocracias superadas para viabilizar a obra.

"Desde os primeiros dias,, o prefeito Edvaldo nos determinou que mapeássemos quais as obras que ele deixou estavam paralisadas e se o montante dos recursos continuava à disposição da Prefeitura. Fizemos uma força tarefa na Diretoria de Obras da Emurb para destravar e reelaborar projetos, encaminhar aos órgãos financiadores a documentação atualizada, e foi isto que aconteceu com o loteamento Barroso", explica Ferrari, completando que esta obra, em especial foi fruto "do trabalho da equipe multiprofissional da Emurb, das reiteradas reuniões com os moradores, das parcerias firmadas, sobretudo, pela vontade pessoal do prefeito em garantir esta obra".