Prefeitura implementa programa Criança Feliz junto a 100 crianças do Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
14/03/2018 18h54

A partir de uma parceria junto ao Governo Federal, a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde e Educação, lançou na tarde desta quarta-feira, 14, o Programa Criança Feliz. Com o foco inicial em 100 crianças oriundas da região do complexo Santa Maria, mais especificamente dos conjuntos Padre Pedro, Valadares, Paraíso do Sul e Prainha, o projeto será implementado dentro dos próximos dias e será voltado para a promoção do desenvolvimento integral com um público de zero a seis anos de idade que é referenciado pela política da Assistência Social. 

Em conjunto, o Comitê Gestor da Primeira Infância e equipes técnicas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do território realizarão ações de acompanhamento às famílias. “Nós estamos iniciando os nossos trabalhos pelo Santa Maria, com o objetivo de estimular a primeira infância, fazendo com que os pais entendam a relevância do estímulo precoce dessas crianças. Para isso, estamos envolvendo os nossos agentes comunitários de saúde com os visitadores sociais, que estarão nessas casas semanalmente. Assim, poderemos captar todas as informações para desenhar outros estudos que possam melhorar os serviços em todas as áreas da nossa rede intersetorial. A proposta é começar aqui e expandir para outras comunidades”, destacou Eliane Aquino, vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social.

Pré-selecionado pelo Comitê Gestor da Primeira Infância, o território se destacou diante  dos índices dos anos de 2016 e 2017, que apontaram altos níveis de pobreza e extrema pobreza na localidade. “As crianças que fazem parte desse núcleo sempre apontam deficiências de cuidado alimentar, nutricional, de estímulo psicomotor, de informação e escolaridade. Isso as prejudica bastante em relação às outras crianças que tiveram acesso, já que é nessa faixa etária elas que desenvolvem suas principais habilidades. Nós buscamos resultados positivos, melhorando a qualidade de vida dessas crianças que vivenciam situações mais vulneráveis”, explicou Lucimeire Amorim, coordenadora de Programas Socioassistenciais da Secretaria de Assistência Social e coordenadora municipal do Programa Criança Feliz.

A secretária municipal da Educação, Cecília Leite, entende que é de fundamental importância que todas as políticas públicas se articulem nesse sentido. “Nas escolas e creches já existentes, vamos acolher as demandas com um olhar mais especial para o aluno que tem algum tipo de deficiência nos aspectos socioculturais, familiares e afetivo, que influenciam o desenvolvimento. É na Educação que podemos garantir a aprendizagem, mas é fora da escola que a criança vive e se socializa mais amplamente. Discutir as perspectivas da primeira infância traz um impacto muito maior do que imaginamos”.

De acordo com o pediatra e representante da Saúde municipal, Byron Emanuel de Oliveira Ramos, todas as ações serão pensadas com o intuito de facilitar o acesso a políticas públicas específicas. “Nós sabemos que teremos situações emergenciais e que precisam de uma leitura diferenciada para isso. Vamos alinhar as demandas para tentar resolver o que for possível. Eu acredito que as três secretarias precisam estar unidas para termos avanços”.