Semed reúne equipe da Educação Infantil para discutir Planejamento Pedagógico para 2018

Educação
15/03/2018 12h48
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Três dias de intensas discussões e partilhas sobre o planejamento pedagógico para a Educação Infantil de Aracaju: assim está sendo o ciclo de reuniões com as professoras da Educação Infantil da rede municipal de ensino que acontecem nesses dias 14, 15 e 16 de março, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf). O ciclo de reuniões acontece nos turnos matutino e vespertino no auditório Antonio Vieira de Melo, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas.

A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, explica que esse ciclo de reuniões é mais uma etapa de um processo de reestruturação da Educação Infantil que começou ainda em 2017. "Nós fizemos uma formação com os nossos coordenadores em 2017 de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que agora prioriza o desenvolvimento integral das nossas crianças, e nós estamos recebendo o nosso corpo docente para que saiamos destas reuniões com o planejamento do ano letivo 2018 estabelecido e afinado", detalhou.

No primeiro dia de reuniões, a equipe da Coeinf/Semed explicou as mudanças estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) no que diz respeito à Educação Infantil. O documento BNCC do MEC sugere os campos de experiência como arranjo curricular para a educação infantil. Isso significa que o novo modelo de ensino na Educação Infantil deve priorizar o fortalecimento da identidade e do compromisso pedagógico, político e social com os bebês e com as crianças pequenas.

Campos de Experiências

Os campos de experiência subvertem a lógica disciplinar e artificial de estruturar o conhecimento, centrando-se em uma perspectiva mais complexa de produção de saberes em que a criança, sustentada "nas relações, nas interações e em práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências concretas da vida cotidiana, para a aprendizagem plural da cultura, pelo convívio no espaço da vida coletiva e para a produção de narrativas, individuais e coletivas, através de diferentes linguagens" (MEC, 2009, p. 14), elabora formas de atribuir sentido a si mesma e ao mundo.

Trabalho em grupo

A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Givalda (Emei), Clariane Maria Ramos, avaliou a promoção do ciclo de reuniões pela Semed como "muito proveitoso". "Eu estou feliz de estar aqui me esclarecendo juntos aos meus colegas. Está é uma oportunidade de construirmos juntos uma educação mais inclusiva que leva em consideração as subjetividades das nossas crianças e até os problemas que temos ficam mais fáceis de se resolver desta forma, então está sendo um encontro muito proveitoso", analisa.

A professora da Emei Benjamin Alves de Carvalho, Solange Patrício, acha que um ponto alto nas reuniões é a troca de experiências. "Aqui estamos alinhando ações, construindo um planejamento, mas principalmente estamos trocando experiências. A partilha com as nossas colegas nos enriquecem e fortalecem a construção de saberes e de novas práticas para a Educação Infantil", destaca.