Matrícula online: transferência interna começa na próxima segunda-feira

Agência Aracaju de Notícias
15/03/2018 15h10

Já está tudo pronto para o início das matrículas online dos alunos da rede municipal de ensino em Aracaju. A iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Semed) irá acabar com as longas filas que os pais eram obrigados a enfrentar para conseguir vagas para os filhos. Com a informatização do processo, as matrículas poderão ser feitas totalmente online, pelo site ou aplicativo, e só será necessária a ida à escola no momento da confirmação da matrícula, com a entrega dos documentos.

A partir da próxima segunda-feira, 19, os alunos que já fazem parte da rede municipal, mas querem se transferir para outra escola da rede, poderão solicitar a transferência interna. Estes alunos terão até o dia 21 para realizar a solicitação pelo site e até o dia 22 para comparecer à nova escola escolhida com a documentação exigida para efetivar a matrícula. As solicitações online estarão liberadas a partir das 7h30.

"Estamos com boas expectativas. A estrutura está montada, as escolas estão neste momento fazendo a organização do sistema, porque a matrícula online é um módulo de um sistema maior, que é um sistema de gestão da educação municipal. Estamos preparados, muitas equipes estão acompanhando as escola, verificando como está a  internet, as questões básicas e tirando dúvidas. Estamos em campo", afirma a secretária adjunta da Educação, Antônia de Arimatéia.

Após o período de transferência interna, será a vez dos alunos novos se matricularem na rede municipal. De 26 a 28 de março, o responsável legal pelo aluno deverá solicitar a vaga em uma das escolas municipais e terão até o dia 2 de abril para confirmar a matrícula. Segundo o diretor de Educação Básica da Semed, Manuel Prado, todas as escolas estão recebendo o suporte necessário para auxiliar os pais no momento da matrícula.

"As escolas já estão preparadas, apenas na expectativa para começar o processo. O que estamos propondo é uma mudança de cultura a partir do uso de uma tecnologia. Tudo foi pensado cuidadosamente para darmos resoluções rápidas, a partir de uma equipe que, na segunda-feira, irá percorrer todas as escolas tirando as dúvidas e dando o apoio necessário para que tudo corra bem".

Passo a passo

De fácil manuseio, tanto o site quanto o aplicativo foram desenvolvidos para trazer facilidade aos pais e responsáveis que solicitarão as matrículas. Primeiramente, deve-se baixar o aplicativo Matrícula Aracaju ou acessar o site www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline.

Após escolher a opção "transferência interna" ou "alunos novos", o primeiro passo é colocar os dados do responsável legal, como número dos documentos, endereço e o grau de parentesco com o aluno. O segundo passo é colocar as informações do aluno, como nome completo e data de nascimento.

Após inserir todos os dados, na terceira tela, o internauta poderá selecionar o bairro da cidade onde está procurando a vaga. Após selecionar o bairro, série e turno desejados, aparecerão as escolas que possuem vagas a partir destes filtros de busca. O internauta deverá selecionar a escola desejada e confirmar a opção.

"Após verificar se a vaga está disponível e selecionar a escola desejada, o pai deve imprimir uma espécie de protocolo, que  a gente chama de requerimento de matrícula. Mesmo que o pai não possa imprimir, vai receber um número que pode anotar, e se dirigir a escola onde ele pediu a vaga com este número", informa Antônia. O número do protocolo do requerimento de matrícula também será enviado para o celular e o e-mail informados durante o processo de solicitação da vaga.

Caio Davines é do setor de tecnologia da Semed e foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento do portal da matrícula. Ele garante que os pais não terão dificuldade durante o processo. "O site está responsivo, hoje em dia todos os sites de plataforma tem essa tecnologia, que é para se ajustar quando é aberto no telefone celular, para poder facilitar os usuários a manusearem o sistema. A gente procurou deixar o portal bastante intuitivo e claro para que, em poucos minutos, a pessoa consiga finalizar o processo", garante.

Atendimento

A Semed montou equipes de apoio que, neste primeiro momento, estão atendendo aos funcionários das escolas e, a partir da próxima segunda-feira, também darão apoio aos pais dos alunos. Além das equipes que estão percorrendo as escolas, a Semed montou em sua sede, no bairro Grageru, um setor de atendimento por telefone, whatsapp e e-mail.

"Está sendo muito prazeroso porque estamos vendo a evolução das escolas, estamos conseguindo tirar as dúvidas em relação ao novo sistema. Auxiliamos as escolas tanto por telefone, quanto por whatsapp ou pessoalmente. E tem uma equipe também rondando as escolas, para ver aquelas que estão numa situação mais crítica, mas a adaptação está sendo boa", explica a professora Ana Izabel de Moura, coordenadora do setor.

Quem tiver com dúvidas em relação ao novo sistema, pode procurar a Semed através dos números 3179-1512, 3179-1574 ou 98106-2969 (whatsapp). O contato também pode ser feito através do e-mail matricula.educacao@aracaju.gov.br. "Todos os canais estão abertos, inclusive todos os nossos números habituais para atendermos qualquer um que tenha dificuldade", finaliza Antônia.

Parcerias

A Semed buscou o apoio de todas as outras secretarias para auxiliar no processo da matrícula online. Cartazes explicativos foram distribuídos e o apoio também será buscado em outra perspectiva. "A gente pensa que as parcerias podem divulgar e também oferecer seus espaços numa perspectiva de que, tendo alguém que precise fazer a matrícula, seja disponibilizado o acesso ao computador ou até mesmo aparelho celular para ajudar alguém que esteja precisando fazer a matrícula", finaliza Antônia.

Além das secretarias municipais, outras instituições também darão apoio, como o Sistema S e o Instituto Luciano Barreto Júnior.