Emsurb entrega termo de adoção de mais uma praça na capital

Serviços Urbanos
15/03/2018 15h40

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), tem atuado diariamente para revitalizar os espaços públicos e áreas verdes da cidade. São canteiros centrais, praças e jardins públicos. Porém, alguns espaços são adotados por empresas privadas ou associações que se tornam responsáveis por sua preservação.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Bira Rabelo, entregou aos administradores do condomínio residencial Ariovaldo Souza o termo de adoção para conservação e manutenção da praça localizada na rua Maria Vasconcelos de Andrade, no bairro Aruana.

“Estamos fazendo essa parceria para que a comunidade possa nos ajudar com o cuidado e a manutenção da praça. A gestão do prefeito Edvaldo Nogueira é construída sempre em diálogo com a população, e revitalizar espaços de convivência é um fator primordial para manter o local sempre cuidado”, ressaltou Bira.
 
“Vamos contribuir para proporcionar aos moradores do local um ambiente mais agradável”, acrescentou o professor Edvaldo Santos, morador do condomínio Ariovaldo Souza.

Espaços Adotados
 
Um dos exemplos de adoção de espaços públicos é a nova via do bairro Coroa do Meio. Construída em parceria com o shopping Riomar, a rua Dr. José Augusto Soares Barreto, que fica nas imediações do centro de compras, tem sua manutenção feita pelo grupo que mantém o shopping.

Também foi assinado um termo de adoção dos canteiros centrais localizados na avenida Delmiro Gouveia. Os quatro mil metros de canteiro adotado ficam localizados na região em frente ao Riomar, no trecho compreendido entre a descida da ponte Godofredo Diniz e cruzamento com a rua Alda Mesquita. 

Em julho do ano passado, foi firmada a parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o grupo Assaí Atacadista para reforma e manutenção de duas praças localizadas no bairro Olaria. A obra, cujo custo foi avaliado em R$ 120 mil, receberá manutenção pela rede de supermercados durante dez anos. 

A praça Raul Andrade, no conjunto Jardim Esperança, foi adotada em outubro de 2017 pela associação de moradores do lugar.

A adoção

Cada contrato de adoção tem duração de um ano, podendo ser renovado. Qualquer empresa, associação de moradores ou pessoa física pode adotar. Após demonstrar o interesse, a Emsurb verifica se o interessado terá condições de arcar com a manutenção e, logo após, o contrato é assinado. Quem adota fica responsável pela limpeza, irrigação, adubação e podagem das árvores, além de apresentar um plano para arborizar ainda mais o local.

A empresa ou instituição interessada deve entrar em contato com a Diretoria de Espaços Públicos da Emsurb através do telefone (79) 3021-9927.