Novos contratados da Saúde estão ansiosos para servir com empatia ao aracajuano

Agência Aracaju de Notícias
16/03/2018 15h25

A empatia e o cuidado com os que mais necessitam é a prioridade da Prefeitura de Aracaju nas suas ações. Tratando-se da Saúde não seria diferente. Na manhã desta sexta-feira, 16, 255 profissionais selecionados através de Processo Seletivo Simplificado (PSS), com o objetivo de integrar as Redes de Atenção Primária (Reaps) e de Urgência e Emergência (Reue), tiveram seus contratos validados, através da assinatura do prefeito Edvaldo Nogueira. A renovação de um serviço essencial é o que motiva os novos servidores públicos municipais, que não escondem a satisfação de poder contribuir com suas habilidades para melhorar o atendimento ao cidadão aracajuano. 
 
Aproximadamente 19 mil profissionais se inscreveram para disputar as 512 vagas distribuídas em 18 categorias. O processo seletivo contou com seis fases, na busca dos servidores mais qualificados para integrar o projeto que visa tratar dos enfermos que procuram a rede municipal de maneira humanizada e efetiva. 
 
Os 255 trabalhadores já tiveram documentação e perícia médica regularizada e estão aptos a começar a atender e seguir a orientação da administração municipal para agir com zelo e amor pelo próximo. “Eu vinha atuando na outra categoria de contratação em um posto de saúde do bairro São Conrado e compartilho com o prefeito Edvaldo Nogueira esse pensamento de um atendimento fraterno, onde se possa exercitar a arte da medicina para assegurar uma melhor condição de vida para os que mais necessitam”, explica Sérgio Luís, médico de Saúde da Família.
 
Sebastião Oliveira, também médico de atenção básica, concorda com o colega e ressalta a esperança de uma melhora em todo o sistema de Saúde, por meio de um trabalho bem feito no início do processo. “A minha expectativa é muito boa, pois existe o compromisso com a melhora do atendimento ao cidadão. Um atendimento básico de qualidade é a garantia de que no futuro se diminua as filas por tratamentos complexos, desafogando todo o sistema de saúde”, afirma. 
 
Além de propiciar um melhor atendimento aos usuários de sua rede, a Prefeitura também abre oportunidade de emprego em um país que busca recuperar-se de uma crise econômica que deixa milhões de desempregados. “Essa é uma grande oportunidade para nós profissionais, sobretudo pelo período estressante por que passa nossa área de atuação, onde vários estão sendo demitidos. Então, esse é o momento de se reerguer e nos engajar para contribuir com um bom serviço”, comemora Júlian Katrin, enfermeira emergencista.
 
O PSS permite também que a criatividade e vigor jovem sejam incorporados ao serviço público. “Minha expectativa é contribuir com a melhora da saúde na nossa cidade. Faz tempo que eu aguardava um processo seletivo como esse, pois ele serve para trazer renovação e qualidade para a rede”, relata Adriano Gomes de Souza, técnico em Radiologia, 29 anos. 
 
O médico Marco Antônio, também 29 anos, é mais um exemplo. Depois de dez anos afastado de sua cidade natal por conta dos estudos, percebeu no processo uma oportunidade de voltar ao lar e participar de uma novo momento dentro do sistema de Saúde municipal. “Eu estou muito contente por poder trabalhar na minha terra natal, pois tenho muito carinho por este lugar e acredito nesse projeto de tratamento afetivo e humano em relação aos aracajuanos”, afirma. 
 
A técnica em radiologia Jeane dos Santos também não esconde a satisfação de poder trabalhar na cidade que tanto ama. “Estou muito ansiosa para começar a trabalhar. Fui selecionada, através da cotas para deficiente físico, e fico muito feliz por poder voltar à cidade onde nasci para contribuir com um atendimento em Saúde melhor”, garante.