Biblioteca Clodomir Silva promove palestra sobre mudança da capital

Cultura
16/03/2018 16h42

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva recebe na tarde desta sexta-feira, 16, o historiador e escritor do blog “Expressão Sergipana - Senta que vem história”, Osvaldo Ferreira Neto, para comandar o projeto ‘Bate Papo Legal’ sobre a mudança da capital. A biblioteca é vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

O projeto “Bate Papo Legal” nasceu da necessidade de debater assuntos do dia a dia com os estudantes. “A biblioteca está sempre em contato com os visitantes e aqui, além de ser um espaço para pesquisa, é lugar de questionamentos. Por isso, vimos a relevância de desenvolver um projeto que unisse cada vez mais o público externo com a biblioteca, e como estamos na semana que comemora os 163 anos de Aracaju, nada mais justo que convidar o historiador para falar sobre a mudança da capital”, diz a coordenadora da biblioteca, Fabiana Bispo.

A palestra reuniu mais de 50 alunos do colégio Adventista de Aracaju, localizado no bairro Siqueira Campos. “Estou achando legal. Muito bom conhecer novas histórias de minha cidade. O professor explica de uma forma engraçada que a gente aprende ao mesmo tempo. Aprendi muito nesta tarde sobre a mudança da capital e é interessante a gente levar isso também para as outras pessoas”, declara o estudante Benjamin de Melo, 10 anos.

A professora Cláudia Valença afirma que atividades fora da sala de aula ampliam o conhecimento adquirido dentro dela. “Com certeza, ações como esta incentivam o aluno a pesquisar mais e trabalhar sua própria visão em relação a vários assuntos. Além de adquirir conhecimento de uma forma lúdica. O historiador trouxe diversos temas que estão ligados à mudança da capital e que os alunos vão levar para sua vida. E nós professores estamos sempre atentos a essas programações, pois nos ajudam a traçar novas alternativas para o conhecimento”.

A atividade agradou os alunos. “Estou amando conhecer o que aconteceu nessa região onde a gente mora e saber mais sobre Aracaju, que vai completar 163 anos. Quantas histórias interessantes”, destaca o estudante de 10 anos, Levi Santos.

As atividades no ambiente externo à sala de aula são benéficas não só para os estudantes, que ampliam seu aprendizado e suas habilidades, mas também para a escola. “A coordenação da biblioteca está de parabéns, pois teve uma visão mais ampla desse espaço desenvolvendo projetos pedagógicos que atraem as escolas. É aquela questão do ‘ganha-ganha’. A escola ganha por ir a um ambiente fora da sala de aula que leva conhecimento, o aluno por desenvolver a vivência em grupo e adquirir conhecimento, e a biblioteca por agregar novos visitantes. E ganha o palestrante, que é valorizado e tem seu momento de ensino-aprendizado”, observa Cláudia Valença.

“O primeiro passo é ter um espaço extraclasse como este projeto, que é importante para a aprendizagem e para o ensino. Sair do quadro e ir em busca de novos métodos, novas estratégias para contar a história de nossa cidade, nosso local, ou outros assuntos é válido”, afirma o historiador e blogueiro Osvaldo Ferreira Neto. Para ele, a biblioteca, que é referência no bairro e na cidade, cumpre bem esse papel social.

“A biblioteca estimula a comunidade a fomentar esse projeto, que preserva a memória de uma cidade, de um povo com diversos temas, é extremamente importante para todos. Inclusive para mim, que aprendo a partir dos relatos dos alunos na hora do debate nas palestras e através dos comentários do meu blog ‘Expressão Sergipana, senta que lá vem história’. Volto a parabenizar a gestão da biblioteca por desenvolver projetos que reúne público externo nas atividades da biblioteca”, conclui Osvaldo.