Comemorar os 163 anos de Aracaju não poderia se resumir em apenas um dia. O 17 de março se estendeu e os eventos festivos duraram mais de 48 horas, tudo isso para ressaltar a relevância de uma cidade que, mesmo tão jovem, é motivo de orgulho para seu povo e já serve como referência positiva em muitos aspectos, sobretudo em sua vontade de se desenvolver de forma inteligente, humana e criativa.
Contando com eventos culturais, religiosos, esportivos, além de homenagens, a programação teve início na noite anterior com o show da cantora Aline Barros, realizado na praça Hilton Lopes, entre os Mercados Centrais.
“Uma grande maratona. Foram muitas atividades, atividades que começaram quase 15 dias atrás com ordens de serviço, como no bairro Santa Maria, no loteamento Senhor do Bonfim, invasão da Terra Dura, depois demos início à matrícula online. O dia em si, foi muito bom. Na sexta, o show de Aline Barros; no sábado pela manhã a tradicional missa que eu mesmo fico muito emocionado todos os anos que participo porque ali é a representação de onde começou a nossa cidade; depois realizamos um ato que me toca muito, que é a homenagem ao fundador da cidade, Inácio Barbosa; à tarde tivemos a corrida na qual eu também participei. Neste clima de maratona, o aracajuano pode esperar mais trabalho para melhorar cada vez mais os serviços. Meu desejo é que, em 2020, Aracaju volte a ser considerada a capital da qualidade de vida”, disse o prefeito Edvaldo Nogueira ao fazer um breve resumo das comemorações.
Missa e homenagem a Inácio Barbosa
Abrindo a manhã de aniversário, no sábado, uma Missa em Ação de Graças foi realizada na Igreja do Santo Antônio. Responsável pela celebração da cerimônia religiosa, o arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, ressaltou que o dia 17 de Março é “uma data muito significativa, pois comemora o aniversário da cidade que todos amam”. Também presente na missa, o arcebispo emérito Dom José Palmeira Lessa destacou que “Aracaju chega aos 163 anos graças ao talento e à união do seu povo, que trabalhou e trabalha pelo crescimento e desenvolvimento da cidade”.
Logo após a celebração religiosa, foi realizada a cerimônia em homenagem a Inácio Barbosa, na praça que leva o nome do fundador, com aposição de flores no obelisco e acendimento da pira. Autoridades políticas, como o vice-governador Belivaldo Chagas, o prefeito Padre Inaldo (Nossa Senhora do Socorro) e o deputado federal André Moura, além de deputadas estaduais, vereadores e secretários municipais acompanharam as solenidades.
No discurso, durante a homenagem ao fundador da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira disse que, embora este ato se repita todos os anos, seu significado é “extraordinário”, pois celebra o exemplo de trabalho e determinação de um “grande estadista”. “Com este gesto de colocarmos flores no obelisco onde estão os restos mortais de Inácio Barbosa, nós nos reportamos há 163 anos, para homenagear a atitude de um grande estadista. A humanidade e, sobretudo, o nosso país, carecem de estadistas que governem com a visão de futuro, mas sem perder o olhar no presente”, afirmou.
Corrida Cidade de Aracaju
Reunindo atletas profissionais e amadores de Sergipe e de outros estados, a 35º edição da Corrida Cidade de Aracaju, tradicional competição que se tornou um dos maiores eventos do Norte/Nordeste, começou às 16 horas com largada simultânea nos tradicionais percursos de 5, 10 e 24 km. Ao soar das buzinas, as ruas ganharam um colorido especial, 3.300 atletas, incluindo o prefeito Edvaldo Nogueira, acompanhado pela primeira-dama Danusa Silva, percorreram as ruas de São Cristóvão até Aracaju.
No dia de seu aniversário, Aracaju mostrou aos competidores o que possui de mais belo: sua organização, tranquilidade e exuberância natural. Sejam os 2.235 sergipanos inscritos ou os 1.065 corredores de outros estados, todos puderam ver de perto as virtudes da capital sergipana e o sucesso de mais uma edição de sua corrida. “É uma alegria muito grande chegar na 35° edição da Corrida Cidade de Aracaju no nosso segundo ano de gestão e ver o evento se tornar cada vez mais grandioso e organizado. Além disso, tive uma ótima sensação ao correr no trajeto de 5 km acompanhado do prefeito Edvaldo Nogueira, um dos maiores incentivadores dessa corrida. Essa gestão está enxergando ela não apenas como um evento esportivo, mas também como uma forma de movimentar nossa economia e trazer bem-estar”, explicou o secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo.
Largo da Gente Sergipana
O dia de comemorações pelos 163 anos de Aracaju se encerrou com uma grande festa em homenagem à cultura sergipana. Na noite deste sábado, 17, o governador Jackson Barreto e o prefeito Edvaldo Nogueira inauguraram o Largo da Gente Sergipana, instalação artística urbana localizada na avenida Ivo do Prado e integrada ao rio Sergipe com oito estátuas que representam manifestações folclóricas típicas, além de um píer, uma área de convivência e um atracadouro. No Largo, estão representados o Lambe Sujo e Caboclinhos, a Chegança, o Cacumbi, a Taieira, o Bacamarteiro, o Reisado, o São Gonçalo, o Parafuso, além do Barco de Fogo.
“Este é mais presente para Aracaju. Um grande presente do governo Jackson Barreto e do Banco do Estado de Sergipe, nesta obra feita em parceria com a prefeitura de Aracaju. O Largo da Gente Sergipana é um marco muito importante da nossa cultura e para o nosso turismo. Aqui estão presentes manifestações culturais que revelam nossa raiz, nossa sergipanidade. O Largo resgata a nossa cultura, estimula as pessoas, sejam elas do Estado ou turistas, a conhecerem a nossa história, as nossas manifestações, os ícones da cultura popular. É um grande cartão postal de Aracaju”, afirmou o prefeito.
Concerto da Sementeira
Ainda como parte dos eventos alusivos ao dia em que se comemora o aniversário de Aracaju, neste domingo, 18, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), sob a regência do maestro Guilherme Mannis, se apresentou no Parque da Sementeira com dois ilustres convidados: a soprano Nalini Menezes e o tenor Rafa Campos Sales que levaram para o evento tradicionais músicas da Broadway. “A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado é uma forma de fortalecer as expressões culturais do município com uma apresentação artística da orquestra mais tradicional de Sergipe. Será uma apresentação muito bonita, repleta de significados e homenagens a nossa cidade”, destacou.