Edvaldo Nogueira participa de homenagem ao general do Exército Artur Costa Moura

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2018 19h17
Início > Notícias > Edvaldo Nogueira participa de homenagem ao general do Exército Artur Costa Moura

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou nesta segunda-feira, 19, a sessão especial de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar ao comandante militar do Nordeste, general de Exército Artur Costa Moura.  A concessão da honraria, de iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa e grão-mestre da Ordem Parlamentar, deputado Luciano Bispo, ocorreu na Casa Legislativa. Autoridades, familiares e amigos prestigiaram a sessão.

O prefeito Edvaldo Nogueira fez questão de ressaltar o compromisso do general Moura, no sentido de aproximar o Exército dos poderes municipais e estaduais. "Foi uma bela homenagem que Assembleia prestou ao general, pois ele tem um grande papel desde que foi comandante da 6ª Região Militar de Salvador e agora como comandante militar da Região Nordeste. É um militar que fez uma brilhante carreira, que prestou grandes serviços à nação. Ele tem sido muito importante para o país e para Sergipe, pois coloca o Exército Brasileiro à disposição, seja com carro pipa na época de seca, nos desastres ambientais e momentos de dificuldade. O Exército tem um papel importante auxiliando, fazendo parcerias com o município e estado. Além de ser uma instituição que nós todos respeitamos, o país não pode ser forte se não tivermos um exército forte. Aqui no nordeste, o general Moura, teve um papel significativo no sentido de aproximar o Exército dos poderes municipais e estaduais", ressaltou.

Segundo o deputado estadual, Georgeo Passos, essa homenagem representa o reconhecimento do povo sergipano aos serviços prestados pelo general à sociedade. "A ordem do mérito é destinado a pessoas que prestaram relevantes serviços em sua área de atuação em prol do Estado. Artur Costa Moura tem uma trajetória de vencedor, por isso os deputados aprovaram essa homenagem por unanimidade. Hoje, no Comando Militar do Nordeste, o general Moura tem um vasto currículo que demonstra a sua grande experiência e sua capacidade de trabalho", enalteceu.

Em seu discurso, o comandante Militar do Nordeste e general de Exército Artur Costa Moura, agradeceu o recebimento da medalha do Mérito Parlamentar. "É um momento de alegria. Conheci de perto as atividades do 28º Batalhão de Caçadores. Então, voltar para ser homenageado é honra muito grande. Sou baiano, mas tenho um relacionamento muito forte e familiar com o estado de Sergipe. Meu avô tinha fazenda em Estância e no período de férias a gente saia da nossa cidade para Estância. Sem contar que a avó da minha esposa era da tradicional família Silvio Romero. Voltar aqui é uma alegria e compartilho com todos os  integrantes do Exército, particularmente aqueles que aqui servem", afirmou.

Homenageado

Artur Costa Moura nasceu na cidade baiana de Jequié, no dia 31 de maio de 1956. Realizou o curso primário na Escola do Jequié Tênis Clube e cursou o Colégio Militar de Salvador no período de 1968 e 1974.  Incorporou as fileiras do Exército Brasileiro em 17 de fevereiro de 1975, na Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN, localizada no Rio de Janeiro. O homenageado se graduou em Ciências Militares em 1978, sendo declarado aspirante a oficial da Arma de Infantaria e classificado no 19ª Batalhão de Caçadores, "Batalhão Pirajá", em Salvador.

Artur Costa tem pós- graduação em Assessoria Parlamentar, Ciência Política e MBA Executivo. Ele também foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, no período de 1983 1984 e desempenhou a função de adjunto da Assessoria Parlamentar do Gabinete do Ministro do Exército, de 1995 a 1998. Nos anos de 1999 a 2001, foi nomeado para a Corporação Militar Brasileira no Paraguai e como oficial superior, comandou o 19º Batalhão de Caçadores, "Batalhão Pirajá", de 2001 a 2003. Foi ainda chefe da Divisão Administrativa do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal.

Como oficial general, comandou a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, "Brigada Príncipe da Beira", situada em Rondônia.  No cargo de secretário geral do Exército, em Brasília, assessorou o comandante do Exército nas áreas de cerimonial, medalhística, documentação e acervo histórico.  Em 2014, foi nomeado comandante da 6ª Região Militar, "Região Marechal Cantuária", comando que compreende os estados da Bahia e Sergipe, com sede na cidade de Salvador.

Presenças

Compareceram à sessão, o secretário Luis Fernando da Defesa Social, o conselheiro Carlos Pinna, o presidente do Tribunal de Justiça Cezário Siqueira Neto, os vereadores Antônio Bittencourt, Vinícius Porto, Américo de Deus, o reitor da Universidade Tiradentes (Unit) Jouberto Uchôa, entre outras autoridades.