Fundat capacita 120 técnicos instaladores de antenas

Agência Aracaju de Notícias
23/03/2018 18h20
Início > Noticias > 75858

Atentos à demanda gerada com a mudança do sinal de TV analógico para digital, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Seja Digital, entidade responsável pela operação do processo de migração do sinal de TV no Brasil, disponibilizou 120 vagas de um curso de capacitação para formar profissionais aptos a realizar os serviços de instalação de conversores e antenas digitais.

A iniciativa buscou formar profissionais para atender a demanda gerada pelo desligamento do sinal analógico de TV, previsto para ocorrer em de 30 de maio em Aracaju e outras 16 cidades da região. De acordo com o instrutor técnico Franklin Saraiva, os alunos vão se destacar no mercado porque o curso irá formá-los como técnicos instaladores, no qual eles receberam treinamento com informações técnicas e os qualificam para resolver os problemas do dia a dia no que diz respeito à instalação.

“O Seja Digital elaborou um treinamento técnico para que eles recebam informações sobre ondas, frequências, períodos. Entra também no campo de eletrônica, de atendimento ao cliente. Esse tipo de treinamento técnico embasará os alunos nos serviços técnicos do dia a dia”, afirmou.

Segundo ele, existe uma demanda muito grande gerada pelo encerramento do sinal analógico. Como todas as cidades que foram atingidas pela conversão deverão fazer a migração do sinal, toda a infraestrutura de antena, conversor e cabeamento deve ser adequada a esse novo sistema. "É um mercado que não vai parar agora, não é algo optativo. Após o encerramento do sinal analógico, todos deverão se adequar ao sinal digital então para eles é uma ótima oportunidade de negócio”, explicou.

Expectativa

Os 120 técnicos instaladores formados pelo curso têm algo em comum: a esperança em conseguir entrar no mercado de trabalho. Muitos estão desempregados e veem a capacitação como possibilidade de garantir uma renda. É o caso da autônoma Rosângela Alves. Única mulher da turma, ela está animada em trabalhar com a nova função. “Acredito que a mulher pode entra na área tecnológica. A expectativa é  de conseguir um trabalho, de agregar novos conhecimentos e colocar em prática. Para mim foi excelente”, declarou.

Opinião compartilhada pelo técnico em eletrônica André Henrique. Para ele, o curso é uma oportunidade para aquisição de novas experiências para quem está desempregado. “Conhecimento a mais sempre é bem-vindo, ainda mais agora que a procura vai ser grande. Agora é só esperar as chamadas para exercer aquilo que foi aprendido”, destacou.

Sinal Digital

Até dezembro de 2018, mais de 1.300 cidades do Brasil terão o sinal analógico de TV desligado. Assim, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital, que transmite a programação com imagem e som de cinema.

A Prefeitura de Aracaju firmou uma parceria com a ‘Seja Digital’, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de TV no Brasil, que prevê a capacitação de servidores municipais para atuarem como multiplicadores do processo de migração do sinal de TV, levando até a casa das pessoas, por meio do trabalho de campo que realizam nas comunidades, informação e orientação sobre o que deve ser feito para ter acesso ao sinal digital.

Os servidores também darão orientação às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal sobre a distribuição de kits gratuitos. Ao todo, mais de 170 mil kits (com antena digital e conversor com controle remoto) serão distribuídos em Aracaju e em outros  16 municípios do estado.