O trabalho de mobilização de equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para vistoria e limpeza dos 65 canais espalhados pela capital sergipana continua intenso. O serviço, que tem evitado situações de alagamentos mesmo com o registro de um aumento no fluxo pluviométrico nas últimas 48 horas na cidade, integra o Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju, idealizado para minimizar os efeitos das chuvas.
Segundo o diretor de Operações, Bruno Moraes, o serviço acontece a cada três meses, podendo ser este prazo antecipado ou prorrogado conforme necessidade. “Cumprimos um cronograma diário, sempre de forma preventiva, para evitar transtornos para a população. No período de chuvas, nossas equipes intensificam os trabalhos e se dedicam para erradicar a sujeira que entope os canais”.
Nos últimos dias, as equipes da empresa municipal, intensificaram as ações de limpeza manual nos canais do bairro Luzia, no loteamento Ângela Catarina, no Bugio, loteamento São Carlos, no bairro Olaria. O serviço, consiste na capinação e retirada da vegetação que margeia o local, bem como a varrição e coleta de materiais de pequeno porte, como sacos de lixo e pneus, descartados de forma incorreta no canal.
No sábado, 24, na avenida Airton Teles, no bairro Industrial, as equipes realizaram a coleta de entulho descartado irregularmente às margens do canal. Nesta segunda-feira, 26, os agentes cumprem o cronograma nos canais do Costa Nova, Brisa Mar e loteamento Aquários, ambos na Zona de Expansão.
No loteamento Jardim Bahia, no bairro Soledade, a limpeza acontece de forma mecanizada. Com o auxílio de uma máquina escavadeira hidráulica, os agentes realizam o alargamento do canal e a retirada de resíduos. Já no bairro Industrial, acontece até o final deste mês, a limpeza pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para represar parte da água do canal, por meio de uma bomba de sucção, e em seguida, a equipe entra no canal e retira a lama depositada no fundo. Após a equipe sair, a barragem é liberada e toda a água represada carrega a sujeira e desbloqueia alguns dutos com a correnteza.