Sema realiza melhorias estruturais no horto municipal

Meio Ambiente
26/03/2018 14h28

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem mostrando compromisso com a arborização da cidade. Algumas das ações se referem às melhorias que o horto municipal está recebendo, como o início dos trabalhos para a abertura de novos poços, realizado na manhã desta segunda-feira, 26, objetivando uma melhor disponibilidade de água para a produção das mudas. 
 
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana, a reforma consiste em seis etapas. “São elas: o mapeamento e redefinição da planta do horto, reformulação das plantas baixas, construção da cerca ao redor do local, requalificação do sistema de irrigação, reestruturação do sistema de produção de mudas (com a construção de novas estufas) e, por fim, transformar o local em um parque educativo”, lista o secretário.
 
O coordenador do horto, Vitor Melo, destaca a importância em realizar melhorias estruturais no local. “O horto estava precisando de uma melhoria na infraestrutura, tanto na parte física, quanto produtiva. Os nossos poços são antigos e a qualidade da água era péssima, rica em matéria orgânica, enxofre e ferro, deixando a água ferruginosa. Por este motivo, as plantas ficam, consequentemente, com esse mesmo aspecto. Com a abertura de um novo poço, melhoraremos a produção dessas mudas”, garante. 
 
O início dos trabalhos de abertura do poço na manhã desta segunda-feira objetivou uma melhor obtenção de água de qualidade e de vazão, que é a quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo, medindo cerca de 40 metros de profundidade. “Como os poços daqui têm, no máximo, 15 metros de profundidade, temos uma dificuldade de obter água de qualidade. Abrindo um poço mais profundo, a qualidade e vazão da água melhoram. Posteriormente, avaliaremos a qualidade da água com previsão de obter uma menor incidência de ferro. Após essa análise, veremos se será necessária a abertura de mais poços, pois, dependendo da vazão, a abertura de apenas um pode ser suficiente para irrigar tudo o que a gente produz”, explica a analista ambiental da Sema, Carla Zoaid.   

 
Horto municipal
 
O Horto Municipal Florestal, situado no Parque Augusto Franco, é de responsabilidade da Sema desde outubro de 2017. Nele, são produzidas e armazenadas mudas ornamentais e florestais, que, após todo o processo de preparação, serão plantadas em avenidas, canteiros, praças e escolas públicas da capital, contribuindo com o paisagismo da cidade.
O objetivo é transformar o local em uma área educativa, implantando projetos que ofertarão práticas sustentáveis para os visitantes do parque, como reuso da água, meliponário (criação de abelhas sem ferrão), onde os visitantes poderão conhecer todo o processo de produção de mel, minhocário, jardim sensorial, reciclagem de resíduos e área para prática de atividades lúdicas, a serem realizadas pelo setor de Educação Ambiental da Sema.