Tradicionalmente, março é marcado pelas chuvas intensas, e este ano há um motivo a mais para o registro de maior incidência pluviométrica: o fenômeno climático conhecido por "La Niña", que provoca alterações no clima, aumenta a intensidade e se alonga durante o ano. Com base nestas informações e buscando se antecipar aos alagamentos e transtornos provocados pelas chuvas, a Prefeitura de Aracaju, desde o ano passado, está trabalhando a partir das diretrizes do Plano de Contingência que atua com estudos preliminares, ações preventivas e serviços emergenciais em incidentes mais graves.
Nos últimos dias, a capital sergipana está sob uma frente chuvosa de baixa intensidade, mas que tem a atenção e o monitoramento de vários órgãos municipais. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), por exemplo, esteve durante o fim de semana com as equipes atuando em várias localidades, como a região do Centro Comercial e os bairros Aeroporto, América, Cidade Nova, Grageru, Jardim Centenário Luzia, Olaria, Ponto Novo, Santos Dumont e Suíssa.
Já nesta segunda-feira, 26, novas áreas em que o sistema de drenagem apresentava algum problema receberam as equipes da empresa municipal, mobilizando oito equipes e mais de 50 profissionais, além de máquinas e equipamentos.
Embora não tenha sido registrado alagamentos ou contenções na vazão das águas, a Emurb permanece com as equipes nas ruas e, caso haja necessidade, grupos de profissionais itinerantes percorrerão a cidade nos períodos previstos para as chuvas mais intensas.
Solicitação
Para registrar algum tipo de solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).