Obra cria novo cenário urbano e social no bairro Coqueiral

Obras e Urbanização
27/03/2018 11h08
Início > Noticias > 75894

O cenário de desolação e sofrimento agora passa a ser um lugar em que esperança e dignidade se fazem presentes na vida das pessoas. A transformação urbanística e social no cotidiano dos moradores do bairro Coqueiral, zona Norte da capital, é resultado dos investimentos feitos pela Prefeitura de Aracaju no local e significa mais qualidade de vida para uma parcela da população aracajuana que, por muito tempo, ficou invisível às ações do poder público. Em recursos conveniados com o Governo Federal, a Prefeitura aplica cerca de R$ 6,1 milhões para implantar a infraestrutura e saneamento em 23 ruas do bairro.

A obra já ultrapassa 60% de sua execução, graças ao trabalho diário de 50 profissionais e máquinas que se dividem em frentes de trabalho. A rede de drenagem já foi praticamente toda ela implantada, o esgotamento sanitário também já está em fase avançada e em várias ruas já é possível presenciar a consolidação do pavimento com a imprimação de vários trechos. Por se tratar de um terreno cheio de declives e altitudes, a obra vem sendo realizada com bastante rigor técnico, inclusive com a construção de encostas para reforçar a parte alta a assegurar tranquilidade de quem vive na parte mais baixa do Coqueiral.

A novidade para quem vive ou, eventualmente, passa pela região é a construção de uma espécie de anel viário que vai facilitar o trânsito para quem quiser acessar a avenida Paulo Figueiredo. Com isto, a mobilidade será ampliada e serviços públicos, que até pouco tempo não chegavam até a parte mais alta do local, serão viabilizados.

Esta obra, somada às demais em execução na zona Norte e em outras partes da cidade, só comprova que a retomada da reconstrução da infraestrutura é uma realidade e o Coqueiral é a prova de que a atual gestão tem desenvolvido políticas públicas que mitigam barreiras sociais e constroem pontos de cidadania. O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) enfatiza a importância desta obra dentro do cronograma criado pelo Planejamento Estratégico idealizado pelo prefeito Edvaldo Nogueira.

"Estamos no segundo período do Planejamento que é o da reconstrução, o primeiro foi conhecer a realidade administrativa e financeira da Prefeitura e o terceiro é avançar na retomada da qualidade de vida. E são obras como esta do Coqueiral que pela complexidade social e urbana exigem uma conciliação entre rigor técnico e compromisso social. O resultado é que já entramos na segunda metade da obra com mudanças profundas na realidade do Coqueiral", salienta Ferrari.