A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem trabalhando para diminuir o alto índice de absenteísmo, ou seja, pessoas que marcam e não comparecem para realizar procedimentos, como exames e consultas. Sendo assim, o Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) está implantando o Projeto Confirma Aracaju, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) Aracaju confirmar ou não a presença na data definida, através de mensagem do aplicativo de celular Whatsapp.
"Criamos a proposta do Projeto Confirma Aracaju com o uso inédito do Whatsapp, porque antes nós trabalhávamos através de mensagem de texto pelo celular e apenas 3% da população lia. Já com o uso do aplicativo, em nossos primeiros testes, 80% das pessoas estão recebendo, e entre essas pessoas quase 90% manda algum tipo de resposta, o que já demonstra uma aceitação muito grande. E no caso das pessoas que não têm o aplicativo, elas podem continuar indo à unidade básica de saúde para saber se o seu exame já foi marcado, como ocorria antes. Esse movimento não traz nenhum prejuízo para quem não possui o aplicativo ou mesmo um smartphone", informou a diretora do Nucaar, Tina Cabral.
De acordo com a diretora, este projeto foi completamente elaborado para reduzir o absenteísmo de maneira efetiva e sem custos. "Nós trabalhávamos com 30% de absenteísmo, que se torna ainda mais danoso diante de uma oferta que é sempre menos que a demanda da população. Justamente por esse motivo não podemos continuar perdendo essas vagas, e temos trabalhado ao máximo para otimizar o andamento das filas através da tecnologia", completou.
Três opções
A diretora do Nucaar ressalta que a mensagem de resposta ao usuário é enviada de forma automática, pois quem está no outro lado não é uma pessoa interagindo com o usuário, é um robô que irá reagir de acordo com as três possibilidades de resposta: "sim", "não" ou "engano".
"A mensagem inicial pergunta de você confirma o seu exame para determinado dia. Se o usuário responder ‘sim', o procedimento continua marcado. Se a resposta for ‘não', automaticamente ele é retirado da fila por entendermos que ele desistiu. E no caso da resposta ‘engano', o número é deletado do sistema, e poderá ser atualizado na próxima visita do usuário à unidade. Esse último exemplo é muito comum, uma vez que observamos uma grande troca de números dos nossos usuários", detalhou.
Tina Cabral afirma que ainda há ajustes a serem feitos, mas que está otimista com a implantação dessa nova estratégia, pois acredita que ela pode ajudar a reduzir consideravelmente o absenteísmo. "A quantidade de respostas foi uma surpresa para nós. Até os usuários mais idosos que acompanhamos estão respondendo ao Whatsapp. Porém precisamos continuar conscientizando a população de Aracaju para que se dirija até a unidade básica de saúde mais próxima, a fim de atualizar o número de telefone. Somente com esforço conjunto é que vamos conseguir superar o grande entrave que o absenteísmo representa para a nossa Saúde Pública", enfatizou.