Programa Nosso Pomar promove conscientização ambiental nas escolas

Agência Aracaju de Notícias
28/03/2018 10h15
Início > Noticias > 75929

Trabalhar a educação ambiental de forma continuada. Esse é o objetivo do programa ‘Nosso Pomar', idealizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e desenvolvido de forma articulada com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). O programa começou no ano passado e já contemplou dez escolas da rede municipal de ensino. Até aqui, foram plantadas mais de 200 mudas.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio Costa Melo, localizada no bairro Getúlio Vargas, foi uma das primeiras instituições a receber o programa. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Itamara Leite, com a proposta de arborização da Sema, foi  traçado um plano de ação na Emef. "Nós tivemos todo o cuidado de trabalhar a parte educativa antes do plantio. Realizamos atividades e orientamos os alunos. Depois, promovemos um concurso de desenho e  um trabalho de observação das espécies", explicou.

Foram plantadas até o momento na Emef José Antônio Costa Melo, cerca de 80 mudas entre árvores frutíferas, florais e pau-brasil. Desse total, apenas 60 não resistiram. "Plantamos araçá, sapoti, jenipapo, goiaba, tamarindo, entre outras. Tudo com a participação dos alunos do 6º ao 9º ano. Hoje, a escola está bem mais bonita porque antes eram apenas sete árvores no local", destacou a diretora.

Resultados

Quem está feliz com o programa é o aluno Vinícius Junior de Oliveira Bispo, do 6º ano. "Aqui aprendo a preparar o adubo natural, com nutrientes básicos importantes. Usamos uma mistura de restos orgânicos reaproveitados e distribuímos nas plantas. Estou muito orgulhoso. Elas estão crescendo. Futuramente vai dar para fazer piquenique embaixo delas", disse.

O aprendizado de Vinicius é compartilhado com Carlos, também do 6º ano.  Ele está na Emef desde o 2º ano. "Eu planejava plantar mudas com meu colega, pois aqui na escola não tinha tanta árvore. Quando elas crescerem, a gente não vai estar mais aqui estudando nessa escola, mas as gerações seguintes irão ver o que foi feito. Os próximos alunos já terão muitas árvores", colocou.

Segundo a analista ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro Andrade, o programa possibilita a aproximação dos alunos com a realidade ambiental. "Antes, a criança não tinha apego à árvore, não materializava a importância dela na vida humana. A criança não se sentia envolvida no processo do plantio. Nós notamos que no cenário anterior, ocorria o plantio das árvores e não havia o cuidado por parte das crianças. Elas não se sentiam envolvidas e o índice de mortandade era maior", contou.

Arborização Urbana

O Programa "Nosso Pomar" faz parte do eixo do Plano de Arborização Urbana da Prefeitura Municipal de Aracaju e tem como foco o plantio de espécies arbóreas em escolas, praças, residências e condomínios. São ações que estão associadas a um trabalho de educação ambiental para sensibilização quanto aos benefícios e importância da árvore.

De acordo com a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena, o programa sensibiliza a comunidade escolar como um todo. "Os pais também participam do plantio. A expectativa é de ampliar essa perspectiva do plantio de muda e também da sensibilização da escola com relação a educação ambiental. A gente pretende fazer com que mais escolas sejam contempladas este ano", afirmou.

A coordenadora também ressaltou a necessidade de se pensar a Educação Infantil como política publica e não apenas como ação isolada. "Outras instituições chegam para se somar a esse programa e a gente está conseguindo fazer com que ele se torne uma política pública. Por mais que o programa seja efetivado na escola, ele tenha a cara da unidade de ensino e isso é positivo, é interessante que ele promova política pública", ressaltou.