Defesa Civil atende aos chamados da população através do 199

Defesa Social e Cidadania
28/03/2018 15h42


O monitoramento frequente das áreas de risco da capital orientam as ações da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju. No entanto, as situações adversas podem ocorrer de forma inesperada e a população precisa estar atenta aos sinais. Detectado o risco, é possível entrar em contato através do número emergencial 199, que funciona 24 horas por dia.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, lembra que até o início do ano passado não havia um canal de comunicação específico para o atendimento às demandas da população. "O número emergencial, disponibilizado em abril do ano passo, é uma importante ferramenta para a atuação preventiva. Estreitamos os laços com a população, que diante de uma situação de risco pode contar com o nosso auxílio", informou o major.

Desde a sua implantação, o 199 já soma 342 chamados. Somente este ano, até o dia 26 de março, foram computados 79 solicitações. Os dados são registrados pelos operadores da Central de Monitoramento da GMA e inseridos no Sistema Integrado de Informações (SII-GMA), através de um formulário eletrônico. Após o primeiro atendimento realizado pela Guarda Municipal de Aracaju, as informações são encaminhadas, de forma imediata, a equipe da Defesa Civil de Aracaju, que vai até o local para realizar a avaliação e adotar as medidas cabíveis.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que, especialmente, no período com maior intensidade de chuvas, as equipes mantém uma rotina de rondas nas áreas de risco. "Divulgamos o 199 para que a população possa nos acionar sempre que preciso, porém não estamos apenas esperando as ligações. Todo o trabalho preventivo já vem sendo realizado desde o ano passado, integrado com as ações das demais secretarias que compõem a Prefeitura de Aracaju. Além disso, durante as chuvas nos deslocamos aos pontos críticos para monitorar de perto os efeitos das chuvas, com o intuito de reduzir o tempo resposta na adoção de medidas que possam preservar a vida das pessoas em situação mais vulnerável", explicou o secretário.

Sinais

Algumas medidas podem ser adotadas para evitar riscos em dias de chuvas, nas áreas mais vulneráveis. Entre as orientações está a observação dos muros e demais estruturas das residências. "Em áreas de encostas, é importante observar se há inclinação ou rachaduras nas paredes, assim como a inclinação de árvores e postes, o que pode indicar possibilidade de deslizamento de terra", informou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Sílvio Prado.

Além disso, o coordenador alerta para importância de retirar eletrodomésticos das tomadas. "A medida reduz riscos de acidentes com a energia elétrica", enfatizou o major.