Professores de instituições particulares e públicas de ensino do curso de Enfermagem participaram na tarde desta quarta-feira, 28, de uma capacitação gerenciada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo é formar facilitadores que possam transmitir aos alunos o conhecimento adquirido na capacitação sobre a realidade da saúde pública da capital, além de oferecer um serviço melhor à população.
Quem conduziu a capacitação foi o gerente de Sistema de informação da Atenção Básica de Aracaju, Victor Tavares da Silva. Segundo ele, o momento é de aprendizado, de vivenciar na prática a área de atuação desses professores. "Esse é uma parceria com as instituições de ensino e essa capacitação tem como meta a formação dos professores com relação ao sistema de informação da atenção básica, da estratégia e-SUS do Ministério da Saúde. A gente vem passando por uma baixa produtividade e o sistema precisa de inserção de mais dados e as instituições tem colaborado nesse sentido", explicou.
Para a preceptora de estágio da disciplina Saúde da Criança e da Mulher da Faculdade Estácio de Sá, Milena Goes, a capacitação foi muito produtiva e vai auxiliar no ensino da sala de aula. "A gente conseguiu alinhar alguns fluxos, tirar dúvidas e deixar as atividades dentro das unidades básicas de saúde do município de Aracaju alinhadas. Nós vamos disseminar o conhecimento adquirido hoje aqui para os alunos a fim de conseguirmos juntas as equipes das unidades atividades que são executadas na Atenção Básica", afirmou.
Quem também aproveitou a capacitação foi a professora da disciplina Saúde da Criança e da Adolescente da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rosemar Barbosa Mendes. "Aulas como as de hoje despertam o nosso olhar de professor para a função do enfermeiro que está na Assistência. A capacitação é interessante também porque vamos levar o aprendizado para o aluno, apesar de nós já termos esse conhecimento teórico, mas falta a prática e ela se associa mais quando é transmitida por alguém que está na assistência", colocou.