Inscrições para Olimpíada de Matemática encerram nesta segunda-feira

Educação
02/04/2018 13h26

A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju alerta às escolas municipais da rede que o prazo de inscrição para a 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) encerra nesta segunda-feira, 2. A ficha de inscrição deve ser preenchida pelas escolas através do site http://www.obmep.org.br/. Podem participar escolas com turmas de ensino fundamental II (do sexto ao nono ano) ou de ensino médio.

A primeira fase da olimpíada será realizada em 5 de junho, e a segunda, em 15 de setembro. Os vencedores devem ser anunciados em 21 de novembro, segundo o calendário divulgado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que realiza a competição. Com questões de diferentes áreas da Matemática, as provas exigem a interpretação dos estudantes e o uso do raciocínio lógico na resolução dos problemas.

Segundo a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Coef/Semed), Ana Débora Lima, é importante que as escolas da rede de ensino municipal participem para que a aprendizagem da Matemática seja estimulada entre os estudantes.

"O estudo desta ciência é de extrema relevância, primeiro, por estimular o raciocínio lógico, levando para todas as áreas dos saberes, como a interpretação de texto, a compreensão do mundo natural e social e também pelos conceitos da matemática que usamos no dia-a-dia, tanto para atividades mais simples como para mais complexas, como na arquitetura e engenharia", explica a coordenadora.

As premiações vão de 6,5 mil bolsas de estudos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a ajuda financeira mensal e medalhas. Além disso, a competição contribui para a melhoria da educação básica, identifica jovens talentos e promove a inclusão social por meio da difusão de conhecimento.