Serviço de paisagismo da Emsurb revitaliza áreas verdes na capital

Serviços Urbanos
02/04/2018 15h50


Conservar o paisagismo urbano é tarefa indispensável de uma administração que se preocupa com questões de cunho ambiental. O empenho em manter e revitalizar os espaços públicos com o plantio de árvores e a ampliação de áreas paisagísticas é uma das atividades da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), por meio da Gerência de Áreas Verdes, que diariamente realiza esse trabalho dentro de uma programação de serviços.

"Fazemos esse serviço todos os dias. Preservar a beleza da cidade também é importante para a qualidade de vida. Nosso trabalho é de, muitas vezes, reconstruir todo o projeto paisagístico do local, deixando a área mais acessível e agradável à população. Trata-se de um trabalho prazeroso, que nos enche de orgulho pelo resultado final, que é sempre o de embelezar a cidade”, pontuou o gerente de Áreas Verdes, Fabiano Augusto. 

Para a execução dos serviços de paisagismo nas 224 praças espalhadas pela capital, a empresa municipal utiliza, mensalmente, 2.200 m² de grama esmeralda, dez mil mudas ornamentais, a exemplo da ixora, um espécie de arbusto florífero que tem a resistência em ambientes externos como sua principal característica, além de pedras e pneus inservíveis, recolhidos pelas equipes da Diretoria de Operações. 

Segundo dados da gerência, somente este ano já foram executados serviços de manutenção e plantio na praças Siqueira de Menezes, no bairro Santo Antônio, Getúlio Vargas, no São José, praça da igreja Pio X, no 18 do Forte, praça Ulisses Guimarães, no Santos Dumont, Dom José Vicente Távora, no Grageru, avenida Centenário, no Bugio, avenida senador Júlio César Leite, no bairro Aeroporto, avenida Santa Gleide, no Jardim Centenário, além de dois pontos de lixo que foram revitalizados e transformados em jardins comunitários nos bairros Coqueiral e Santos Dumont. As equipes retornam ao locais no prazo de até 90 dias para realizar a manutenção.