Defesa Social alinha estratégias para implantação do projeto Patrulha Maria da Penha

Defesa Social e Cidadania
02/04/2018 16h02

Na manhã desta segunda-feira, 2, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, promoveu reunião para alinhar estratégias de execução do projeto Patrulha Maria da Penha. As atividade serão desenvolvidas por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com a parceria do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), para garantir o cumprimento das medidas protetivas de mulheres em situação de violência.

O secretário destaca que o processo de implantação está em seu estágio final de organização. "O objetivo dessa reunião foi justamente ultimar os preparativos operacionais e técnicos. Estabelecemos os alinhamentos necessários e, na próxima quinta-feira, 5, estaremos reunidos com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe. Além disso, ficou definido que mais um curso será implementado, na próxima semana, para que a formação do guardas municipais que atuarão na Patrulha seja solidificada", destacou Luís Fernando.

Participaram da reunião, além do secretário da Defesa Social, a secretária adjunta, Lílian Carvalho, o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, além da coordenadora do projeto Patrulha Maria da Penha, Vaneide Oliveira.

Patrulha Maria da Penha

A patrulha desempenhará um importante papel no âmbito do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres, assim como para prevenção ao feminicídio. "Apesar de não ser um atendimento emergencial, como ocorre com a Polícia Militar, o trabalho da Patrulha Maria da Penha visa promover maior segurança para as mulheres em situação de vulnerabilidade, evitando o descumprimento das medidas protetivas. Essa é uma ação que visa, consequentemente, estimular que as vítimas denunciem seus agressores", explicou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

O projeto, em Aracaju, será operacionalizado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da GMA, que tem como parceiras a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe e a Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Mulheres do Município de Aracaju.