Assistência participa de audiência pública no Dia da Conscientização do Autismo

Assistência Social e Cidadania
02/04/2018 16h21

Nesta segunda-feira, 2, no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a Assembleia Legislativa de Sergipe, por intermédio do deputado Georgeo Passos, a pedido do vereador Lucas Aribé, realizou a Audiência Pública "Família: principal coadjuvante no protagonismo do filho autista". A Secretaria Municipal da Assistência Social participou do evento por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.

Representando a secretária da Assistência Social, Eliane Aquino, o coordenador de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Murillo Oliveira, entende como bastante importante a iniciativa da audiência e o trabalho em conjunto realizado com as entidades da sociedade. "A nossa secretária sempre fala que uma política de estado é feita não só pelas gestões, mas principalmente através das parcerias, então nós vemos com bons olhos esse momento".

Atualmente o Centro Dia, unidade de referência da Prefeitura de Aracaju para pessoas com deficiência, tem alguns usuários do espectro autista. Sobre o tratamento realizado no equipamento, Murillo Oliveira ainda explica: "No Centro Dia nós buscamos conhecer as pessoas a fundo e entender quais são as potencialidades delas. O espectro do autismo é muito grande e nenhuma pessoa tem as mesmas percepções e reações que a outra, é necessário que seja feito um trabalho individualizado, de modo que não limitemos os nossos usuários".

Lucas Aribé, vereador e idealizador do evento, acredita que através de discussões de forma sistêmica é possível avançar. "A causa das pessoas com deficiência tem se tornado um tema mais debatido do que antes, mas precisamos trazer esse tema para dentro das Casas Legislativas, como é o caso de hoje. Precisamos dialogar muito para que o preconceito se recolha e não limite todo o potencial das pessoas com deficiência".

O evento contou com a presença do grupo Canarinhos de Aracaju as palestras das professoras Perolina Souza Teles e Mary Nadja Lima Santos.