17 de Março: obra segue adiantada e agrada moradores

Agência Aracaju de Notícias
02/04/2018 16h58

Nas últimas décadas, o crescimento das cidades provocou novas dinâmicas urbanas e problemas demandados pelo aumento das populações e de precariedade na infraestrutura necessária para suportar o fluxo de pessoas e veículos. Este estrangulamento vem sendo corrigido com as ações da administração municipal. O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju  já retomou e iniciou obras estruturantes nos bairros da cidade, alicerçadas sempre nos princípios isonômicos, de igualdade e equidade dos cidadãos e responsabilidade e transparência na aplicação dos recursos públicos.

Um dos bairros contemplados nesta fase de reconstrução é o 17 de Março. Lá, a gestão municipal investe cerca de R$ 20 milhões, em recursos conveniados, e proporciona aos moradores mais cidadania e dignidade. Serão cerca de 20 vias públicas beneficiadas com saneamento básico e onde a Prefeitura investe quase R$ 14 milhões, conveniados com o Governo Federal, em uma ação que modifica o modelo urbanístico das ruas, antes cheias de mato, quase intransitáveis, e que agora já apresentam uma paisagem bem mais adequada.

A obra, que já chega a quase 50% de sua execução. tem a aprovação dos moradores. É caso da dona de casa Laura dos Santos que comemora o novo tempo proporcionado pela Prefeitura no bairro que vive há mais de uma década. "Eu sonhei muito com esta obra e nunca perdi as esperanças. Mas em alguns momentos ficava triste porque meus filhos sequer podiam brincar em frente da nossa casa. Verdade é que sofremos muito, mas isso vai ficar no passado. Como cidadã e moradora, agradeço aos gestores por ter olhado pela nossa comunidade", declara dona Laura.

"Pelas condições das ruas, o tipo de solo da região e os impactos resultantes de uma intervenção desta magnitude, estamos mantendo o ritmo com celeridade, mas também com responsabilidade. Acrescente-se a isto que, paralelo aos trabalhos, as pessoas precisam ter acesso às suas casas, deslocarem-se e isto exige que os serviços sejam executados em fases: implantação de drenagem, esgoto, terraplenagem, base e imprimação. Ou seja, cada etapa tem que estar bastante sincronizado com o cronograma e sem criar transtornos para os moradores", revela Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura.