Unidade Edézio Vieira promove atividades alusivas ao Dia Mundial da Saúde

Saúde
02/04/2018 19h28
Início > Noticias > 75953

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos, promove a Semana da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no próximo sábado, 7 de abril. Nesta segunda-feira, 2, foram realizadas na unidade palestras sobre o autismo e sobre a dengue, zika e chinkungunya.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da 4ª Região apresentou um vídeo e uma roda de conversa sobre o autismo. “Como hoje é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a equipe do Nasf conversou com os usuários do Sistema Único da Saúde (SUS) que utilizam dos serviços desta unidade sobre o tema. Depois, técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) explicaram os cuidados para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, inclusive levaram um microscópio onde são realizadas as análises das larvas do mosquito”, explicou a psicóloga do Nasf, Maria do Carmo Vital.

De acordo com a gerente da USF, Irla Lessa, este tipo de ação serve para conscientizar os usuários por cada problema existente na comunidade. “É necessário que as pessoas tenham conhecimento e possam identificar os problemas de saúde para que sejam direcionados às especialidades médicas para que tenham um diagnóstico mais rápido e comecem logo o tratamento. A intenção é deixar a comunidade consciente e mais esclarecida”, explicou.

Semana da Saúde

Segundo o presidente do Conselho Local de Saúde, Carlos Augusto Santos, que também é agente comunitário, esta atividade durante a semana é uma iniciativa do Conselho Local, juntamente com a equipe do Nasf, dos trabalhadores da USF e dos estagiários de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). “É uma proposta que queremos retomar, promovendo palestras sobre temas ligados à saúde para a comunidade. Hoje tivemos uma grande participação da população, onde foram esclarecidas muitas dúvidas. A participação foi muito positiva. Amanhã será sobre como acondicionar direito os medicamentos em casa e, na quarta-feira, falaremos sobre câncer de colo de útero, hipertensão arterial e diabetes”, informou.

Carlos Augusto ainda informou que na quinta-feira, 5, o tema será sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), e na sexta, 6, após a abertura com o coral dos Idosos “Unidos Venceremos” da USF, haverá palestra sobre o controle social e práticas integrativas. “Nós já fazemos estas práticas aqui na unidade, como reiki, acupuntura, massagem, reflexologia e terapia comunitária”, completou.