Monitoramento de recursos hídricos da Sema é apresentado no XI ENREHSE

Meio Ambiente
04/04/2018 11h50

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) participa, entre os dias 2 e 6 de abril, do XI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (XI-ENREHSE) realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o tema “Soluções naturais para a água”. O objetivo é apresentar e debater as mais recentes experiências a respeito da preservação e conservação da água.

O analista ambiental da Sema, Cleverton Silva, representou a secretaria, na manhã da terça-feira, 3, apresentando um resumo expandido abordando sobre o monitoramento dos recursos hídricos na Sema com o eixo temático “Uso Racional de Recursos Naturais e Bens Públicos”, que integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O A3P é o programa que consiste no conjunto de ações de responsabilidade socioambiental no setor público, concebido e gerenciado pelo Ministério do Meio Ambiente e aderido pela Sema. 

De acordo com a análise do levantamento de dados repassados pelo Departamento de Administração e Finanças (DAF) da Sema, Cleverton elaborou um mapeamento do consumo de água entre as medições de agosto até dezembro de 2017, em que demonstrou no resumo expandindo como funciona o monitoramento de consumo de água da secretaria. 

Ainda de acordo com o analista, o monitoramento é uma metodologia adequada para definir estratégias de educação ambiental e orientar os gestores na tomada de decisão.  Por meio desse monitoramento realizado, a equipe da Sema identificou vazamentos de água em um estacionamento, devido ao aumento do consumo entre os meses de novembro e dezembro do ano passado. Em novembro foi constatado o consumo 12 metros cúbicos, já em dezembro saltou para 34 metros cúbicos. Desta forma, foi identificado que havia um vazamento, o problema foi notificado e resolvido.

“O sistema de monitoramento dá um sinal de alerta para apoiar as equipes técnicas e aos gestores para que se tomem algumas medidas. E participar de eventos científicos como esse, é uma forma de divulgar a boa prática exercida pela Sema desde que aderiu à A3P”, afirma o analista ambiental.

Segundo Cleverton Silva, a proposta do monitoramento para 2018 “é elaborar um trabalho de acordo com a demanda projetada de água, aproveitar o período mais frio do ano e fazer uma campanha mais incisiva quanto ao uso racional dos recursos hídricos, além de realizar uma estimativa de consumo com base nelas para um trabalho de sensibilização junto aos servidores”.

Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)
 
A implantação do Programa A3P no âmbito da administração municipal faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, inserido no eixo Qualidade de Vida. A A3P é um programa, que, aliado ao Planejamento Estratégico da Prefeitura, visa tornar Aracaju uma cidade cada vez mais sustentável, por meio de ações que protejam o meio ambiente e elevem a qualidade de vida dos aracajuanos”, afirma Augusto Cesar Viana, secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju. 

A A3P é fundamentada pela política dos 5 R’s: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais significativos, sendo eles: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; construções sustentáveis.