Centro de Educação Permanente prepara profissionais da saúde para atuação no SUS

Agência Aracaju de Notícias
06/04/2018 09h20
Início > Notícias > Centro de Educação Permanente prepara profissionais da saúde para atuação no SUS

Oferecer um bom atendimento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover o gerenciamento responsável das unidades de saúde da capital. Esses são alguns dos objetivos que o Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), objetiva com a realização de diversos cursos e ações de orientações e de educação permanente para os trabalhadores da área.

O Centro de Educação, responsável pelo acolhimento pedagógico dos profissionais da saúde do município, é formado por quatro eixos que direcionam sua atuação, sendo a Educação Permanente, a Integração Ensino-Serviço, a Educação Profissional, e a Educação à Distância. Dentre eles, o primeiro diz respeito à elaboração dos cursos voltados para os trabalhadores e gestores da rede municipal de saúde, com o intuito não só de preparar os funcionários para o ingresso nas unidades, mas também para dar orientações quanto ao atendimento.

Segundo o coordenador do Ceps, João Martins, os cursos são ofertados a partir das demandas de áreas específicas das Unidades de Saúde da capital que necessitam de reforços, atendendo solicitações de serviços desde a atenção primária até a rede de atenção psicossocial. "Nós buscamos dar orientações sobre o funcionamento do SUS em Aracaju para quem está chegando, sobre quais são as nossas diretrizes, quais os indicadores prioritários no momento para serem trabalhados, como a rede está estruturada, orientações sobre o fluxo da rede, dentre outros", enfatizou.

Os profissionais que são acolhidos pelo Ceps passam pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), que acontece através da Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão (Seplog), da Prefeitura de Aracaju, para que possam ingressar na rede. Após a aprovação, o Centro de Educação se responsabiliza pela preparação desses profissionais para o ingresso em diversas áreas das Unidades de Saúde.

Cursos

Durante o ano de 2017, o Ceps ofereceu diferentes cursos voltados para os trabalhadores. Um deles foi o Curso de Formação para Gerentes de Unidade Básica de Saúde, que funcionou tanto com a expectativa de ajudar os novos gerentes a exercerem o papel administrativo cabível, quanto a orientar como cada um deve se posicionar quanto trabalhador da área, ao estabelecer a relação de mediação com o usuário que chega ao serviço e com os demais trabalhadores, numa perspectiva que engloba a política da humanização do Sistema Único.

O Centro disponibiliza também o Curso de Atualização em Saúde Mental, Álcool, Crack, e Outras Drogas, que será oferecido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que terá uma amplitude maior, contemplando não só o trabalhador da saúde, mas também da educação, da Assistência Social e da Guarda Municipal. Além disso, os cursos de Fortalecimento do Controle Social com foco nos Conselheiros Locais de Saúde, Cinesusgestão e Oficinas de experimentação musical fazem parte do quadro de educação permanente.

Alguns desses cursos realizados pelo Ceps são direcionados para a revisão de protocolos assistenciais, como o que aborda a hipertensão e diabetes. O curso Capacitação para Validação dos Protocolos de Assistências junto aos profissionais da rede de Aracaju colabora com a atualização dos protocolos de cuidados que os médicos e enfermeiros da atenção básica devem executar, otimizando o atendimento aos cidadãos. "A ideia é que a gente faça uma atualização para que a maior parte das pessoas que têm questões relacionadas ao diabetes hipertensivo possa procurar o tratamento e ter a resolutividade logo na atenção primária, sem que haja necessidade de ir para a rede especializada", comentou João Martins.

O processo de Acolhimento Pedagógico é voltado para as pessoas que estão chegando do PSS, onde muitos deles ainda não haviam exercido funções no SUS, o que não significa, necessariamente, que os cursos são ofertados para quem não tem experiência no Sistema Único, mas para que a rede seja apresentada aos novos componentes.

Ensino Integrado

Além da preparação dos profissionais, um dos objetivos da Política de Educação Permanente em Saúde é a integração ensino-serviço, que possibilita que os estudantes de cursos da área de saúde atuem nas unidades do SUS através de estágios e residências, respaldadas pelo Centro de Educação. Todos os alunos de graduação, que cumprem os estágios obrigatórios dos cursos e são encaminhados para o SUS, passam pela regulação.

"Nós olhamos para nossa rede e para as necessidades das instituições de ensino, para então distribuirmos esses estudantes de forma equilibrada nos serviços, tentando qualificar essa aproximação. A ideia é os estudantes e professores possam potencializar as ofertas dos serviços ao passo que a vivência nos equipamentos da saúde possam contribuir para a formação de profissionais mais alinhados ao SUS", salientou o coordenador do Centro.