Atletas de vôlei de praia visitam Escola Municipal de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
04/04/2018 19h08

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia e mantida pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), receberam a visita das atletas Tainá Bigi (SE) e Victoria Lopes (MS). A dupla está em Aracaju para a disputa da 7ª e última etapa do Circuito Brasileiro Open, principal competição do calendário nacional de vôlei de praia. Na oportunidade, os estudantes fizeram perguntas sobre a carreira das duas e também sobre o crescimento da modalidade no país.

A iniciativa faz parte do projeto do Banco do Brasil 'Oficina Vôlei de Praia', que tem o objetivo de levar atletas a instituições de ensino para fomentar a prática do esporte. "Foi uma oportunidade boa estar aqui relatando um pouco da nossa carreira, principalmente para crianças. Nós começamos no vôlei ainda na infância, então é maravilhoso despertar um pouco do esporte na vida delas, pois elas estão em processo de formação. Para mim, foi incrível estar aqui hoje e fiquei muito feliz por ter sido convidada", destacou a jogadora de vôlei Tainá Bigi.

Victoria estudou em escola pública e contou um pouco das dificuldades que enfrentou ainda no Mato Grosso do Sul, local onde nasceu.  "Eu jogava na escola, morava no interior do Mato Grosso do Sul e lá não tinha praia. No início foi difícil, mas eu consegui superar as dificuldades e começar minha carreira. Foi gratificante passar um pouco da nossa vivência para esses alunos. Foi uma tarde proveitosa. A gente também aprendeu com eles", contou.

Parceria

Recentemente, Tainá e Victoria foram campeãs de duas etapas do Circuito Sul-Americano da modalidade. A dupla, que tem se destacado em várias competições, é treinada no CT no município de São Cristóvão, por Cida Lisboa, mãe da sergipana Duda Lisboa.  Além de terem a oportunidade de estar em contato com as duas feras, os alunos ganharam de presente o Siribol, que é o mascote do vôlei de praia.

Luiz Fernando Rozendo, do 6º ano, ficou feliz com a visita das atletas. "Eu estava ansioso com esse dia, pois gosto muito de esporte e quero ser jogador de vôlei. Meus pais também gostam de esporte e me incentivam. O esporte é minha vida, eu gosto de outros esportes também, como futebol e queimado", disse sorridente.

Quem também estava encantada com a presença das jogadoras foi Sara Luísa de Menezes, de 11 anos de idade. "Foi bem legal conhecer Tainá e Victoria. Elas explicaram para a gente como é a vida de uma atleta nesse esporte. A professora falou também na sala de aula que é preciso ter dedicação e disciplina para se destacar", explicou.

Segundo a diretora da Emef, Ledna Costa, esta foi a segunda vez que os alunos receberam a visita de atletas de alto rendimento. Para ela, é uma oportunidade de estimular as crianças a praticar esporte. "Em 2017, atletas de polo aquático estiveram aqui na escola.  Na oportunidade, eles amaram. Agora, recebemos representantes do vôlei do nosso país. Atividades dessa grandeza são interessantes para promover inclusão social e incentivar cada vez mais os nossos alunos a se interessarem por uma modalidade esportiva", colocou.

Circuito

O circuito começou nesta quarta-feira, 4, e termina no domingo, 8. A entrada é gratuita.  As disputas ocorrem na arena, montada na Orla da Atalaia, nas imediações da Passarela do Caranguejo. Esta é a décima segunda etapa de Open em Aracaju. De acordo com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), os horários das disputas são os seguintes: quinta-feira das 8h às 18h, sexta-feira das 8h às 17h, sábado das 8h30 às 14h e das 16h40 às 21h, e no domingo das 10h às 12h.