Uma reivindicação de alguns anos da comunidade do conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, será atendida pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Para que isso aconteça, técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) vistoriaram na manhã desta quinta-feira, 5, o início do canal que fica nas proximidades da área de mangue, nesta localidade da zona Oeste da capital. A ação de vistoria foi acompanhada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), responsável pela autorização de qualquer serviço em áreas de preservação ambiental.
Pela sua aproximação com o rio Poxim, o canal recebe intenso fluxo de água, e este quadro chega a se agravar no período de chuvas, quando moradores do bairro e de áreas adjacentes sofrem com focos de alagamentos.
“Este canal inicia natural (sem revestimento) no Santa Lúcia, na avenida Coronel Sizino da Rocha, e segue até o rio Poxim. É mais um canal que se interliga com outros”, explicou Bruno Moraes, diretor de Operações da Emsurb.
De acordo com o diretor, logo após receber a autorização da Secretaria do Meio Ambiente, a empresa municipal pretende dar início à limpeza deste canal, utilizando dois métodos: o manual e o mecanizado. A iniciativa, segundo Bruno, objetiva facilitar o melhor escoamento das águas daquela região.