Emsurb utiliza novo método no serviço de limpeza de canais

Serviços Urbanos
05/04/2018 16h15

Atenta em promover serviços eficientes para a população aracajuana, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está implementando um novo método com o auxílio de uma tela no serviço de limpeza em alguns dos 65 canais que cortam os bairros da capital. A ação teve início no canal do conjunto Médici, no bairro Luzia.

A necessidade de inovação na metodologia de trabalho foi identificada pela equipe técnica da Diretoria de Operações da empresa, durante visitas de monitoramento dos canais. “Percebemos que alguns canais da cidade tinham um histórico de acúmulo maior de lixo e outros tipos de resíduos, sendo necessária uma limpeza mais minuciosa. A instalação da tela torna o serviço de limpeza mais rápido e eficiente, uma vez que serve como barreira de contenção para o lixo jogado no canal”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Metodologia

O coordenador de Manutenção e Vias Públicas, Everaldo Ferreira, explica que a instalação da tela é um procedimento simples usado para limpeza de canais que tem garantido bons resultados. “Prendemos a tela a um cabo de aço com boias flutuantes em ganchos localizados nas laterais do canal. Uma vez instalada, essa tela permanece fixa e a cada três dias nossos agentes fazem a retirada manual de todo o lixo retido na superfície”.

A utilização da tela permite que sejam coletados os materiais que não conseguem ser retirados pelas máquinas, a exemplo de garrafas pet, bolsas plásticas, vidro, madeira, latas e outros objetos, que são indevidamente descartados pela população dentro do canal. “Com essa tela conseguimos impedir o entupimento da galeria que passa por baixo da avenida Augusto Franco, pois retemos o lixo antes do trecho que dá acesso a galeria”, informou.

Outros canais revestidos de Aracaju estão sendo avaliados pela equipe técnica da empresa municipal para receberem o novo método de limpeza.