O evento “Aracaju: Cidade Acolhedora, Família Acolhida”, que havia sido adiado pelas condições climáticas, será realizado neste sábado, dia 7, a partir das 14h, no parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, em alusão aos dias 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, e 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Em Aracaju, o número de pessoas com deficiência intelectual é bastante expressivo e a administração pública, através principalmente das secretarias municipais da Assistência Social, Saúde e Educação, realiza uma série de atividades que estimulam e amparam as pessoas com deficiência. Na Assistência Social, por exemplo, existe o Centro Dia, que atende atualmente a cerca de 40 pessoas com deficiência, além dos centros de reabilitação da Saúde e as salas de recursos da Educação.
O “Aracaju: Cidade Acolhedora, Família Acolhida” tem o objetivo de efetivar ações de visibilidade às duas datas comemorativas, acolher as famílias e ofertar serviços e atividades que melhorem a qualidade de vida tanto das pessoas com deficiência quanto de seus cuidadores.
Para o coordenador de políticas públicas para pessoas com deficiência da Assistência Social, Murillo Oliveira, a programação do evento abarca a família como um todo, porque conta tanto com tarefas de estímulo precoce quanto atividades para adultos com deficiência. “Nós queremos que as pessoas saibam que não estão sozinhas e que estamos prontos e disponíveis para realizar esse atendimento. Esse evento funciona também como um ação de divulgação das atividades que a prefeitura realiza para esse público, porque infelizmente muitas pessoas ainda não conhecem o que a administração municipal faz nesse quesito”.
A Prefeitura de Aracaju lembra ainda que todas as pessoas com deficiência que possuam passe livre, bem como seu acompanhante, têm assegurada a gratuidade no transporte público.
Programação
14h - Abertura com a Academia da Cidade
Ofertas de Serviços/Atividades:
Estação de Direito: benefícios assistenciais, aconselhamento jurídico, orientações educacionais, defensoria pública.
Estação do Cuidado: práticas integrativas, salão de beleza, testes rápidos.
Estação Sensorial: pintura, manipulação com argila, projeto Lápis de Cor, confecção de brinquedos sensoriais, confecção de fantoches.
Estação da Familia: rodas de conversa, vivência, roda de estimulação precoce, contação de estórias.
Estação da Diversão: oficinas e brincadeiras e oficinas de capoeira
Parceiros - O “Aracaju: Cidade Acolhedora, Família Acolhida” é uma realização da Prefeitura de Aracaju com o apoio da Abra (Associação Brasileira de Autismo), Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Cidown (Associação Sergipana dos Cidadãos com Síndrome de Down) e Governo de Sergipe.
O quê: evento “Aracaju: Cidade Acolhedora, Família Acolhida”
Onde: Parque da Sementeira. Av. Beira Mar, 2411 - Farolândia, Aracaju – SE
Quando: dia 7, às 14h