Obra começa a mudar a paisagem da avenida Canal 3

Obras e Urbanização
09/04/2018 11h04

Com pouco mais de três meses de reiniciada a obra que transformará a infraestrutura das avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, localizadas no conjunto Augusto Franco, já apresenta mudanças importantes tanto na execução, quanto parque urbanístico do entorno de onde está sendo executada. A partir de um moderno projeto que inclui de urbanização da avenida Canal 3, como é mais conhecida, revestimento de 800 metros do canal, ciclovia, pavimentação de, aproximadamente, quatro mil metros quadrados de ruas, drenagem, além de sinalização horizontal e vertical. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 5,3 milhões, conveniados entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Governo Federal.

Os serviços estão bem adiantados e se concentram na confecção e implantação das células interconectadas, estruturas que ficarão na parte subterrâneas responsáveis pela absorção e fluxo das águas pluviais. Essa primeira etapa é fundamental para garantir a estabilidade de toda a rede e garantir que sobre ela seja construída a ciclovia e toda a parte de urbanização.

Com um contingente de mais de 30 operários, divididos em várias frentes, além de máquinas e equipamentos utilizados em tarefas e ações de base, a obra está dentro do cronograma e está amparada por todos os dispositivos legais e ambientais, inclusive com licença ambiental de número 91/2017. Tudo isto é importante para que as transformações surgidas com a obra não interfira na harmonização entre a paisagem urbana e a dinâmica humana existente ao longo da avenida Canal 3.

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização e secretário municipal da Infraestrutura, as mudanças criadas com essa obra beneficiarão não apenas os moradores locais, mas quem trafega pela área. "Além de ser um empreendimento que vai melhorar as condições de saneamento da avenida Canal 3, já vamos cobrir o canal e sobre ele implementar mais urbanismo, as condições de trafegabilidade terão melhorias. De uma só vez acabaremos com os possíveis focos de doenças por conta das águas expostas em canal aberto e criaremos mais alternativa para os condutores", detalha o presidente.