Saúde adequa atendimentos odontológicos para usuários que necessitam de cuidados especiais

Saúde
10/04/2018 21h56

Visando a qualidade de vida dos usuários que possuem necessidades especiais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que funciona no Cemar Augusto Franco, acaba de receber kit`s de estabilização para esses pacientes, a fim de ofertar um atendimento diferenciado. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal, Iucema Santana, os pacientes com necessidades especiais que tinham comportamento alterado eram encaminhados para o Hospital Universitário (HU), conveniado à SMS. "Com a chegada dos kits de estabilização, vamos conseguir atender melhor os pacientes que têm comportamento difícil, inquietos ou agressivos. Só os que precisam ser sedados serão encaminhados para o HU, onde temos uma parceria, para receber o tratamento odontológico adequado", explica.

De acordo com a coordenadora do CEO, Fernanda Albuquerque Cabral, lá são realizados atendimentos especializados com as principais necessidades da população. "Os pacientes especiais, como deficientes neurológicos, diabéticos e gestantes de risco, contam com a marcação diferenciada. Para ser atendido no CEO, o cidadão deve ser encaminhado pela atenção básica, Unidades de Saúde, ou ir diretamente ao centro e marcar a consulta. Porém, a marcação direta é exclusiva para os Pacientes com Necessidades Especiais (PNE)", ressaltou.

Identificação

No campo da Odontologia, considera-se um paciente especial todo aquele que apresente uma ou mais limitações, temporárias ou permanentes, de ordem mental, física, sensorial, emocional, de crescimento ou médica, que o impeça de ser submetido a uma situação odontológica convencional. Os profissionais que trabalham nessa área, são capacitados para tomar as medidas necessárias ao bem-estar do usuário, bem como desenvolver sua sensibilidade, para criar empatia e desenvolver confiança.

A dentista especialista, Cyntia Paula Oliveira, ressalta quando se fala em tratamento odontológico para pacientes com necessidades especiais, é importante que se conheça quem são esses pacientes para a Odontologia. "Assim eles são classificados da seguinte maneira: deficiência física; deficiência mental; distúrbios comportamentais; transtornos psiquiátricos; distúrbios sensoriais; doenças sistêmicas crônicas não controladas; condições sistêmicas; anomalias congênitas", disse.

Transtornos mentais

Ela também ressaltou que a abordagem odontológica de pacientes com necessidades especiais deve estar embasada nos dados do indivíduo e na deficiência que irão auxiliar no planejamento, diagnóstico e prognóstico do tratamento. "O manejo do paciente vai depender de uma série de adaptações de acordo com o tipo de deficiência, a idade e a necessidade odontológica. A criança ou o adulto deve ser colocado o mais confortável possível e podemos utilizar vários dispositivos. No dia a dia, quem opta por atuar nessa área enfrenta alguns desafios quando precisa estabilizar o paciente na cadeira odontológica. Quando o paciente apresenta um comportamento agitado, o profissional pode lançar mão de diversas técnicas. Uma delas é a contenção física", revelou a especialista.

Os kits acompanham base para fixação no encosto e na cadeira odontológica, tendo os pacientes seus braços imobilizados e cruzados sobre o peito através de conjunto de mangas de imobilização, vestidos nos antebraços e dotados de cintas com velcro fixadas em torno dos membros do paciente.

Atendimento

O aracajuano que deseja ter acesso ao atendimento odontológico deve inicialmente procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência. É lá que é feito o encaminhamento e a marcação da consulta. O Centro de Especialidades Médicas (Cemar) de Aracaju, onde está instalado o CEO, fica no conjunto Augusto Franco, e entre as especialidades disponibilizadas estão a endodontia (tratamento de canal), a periodontia (tratamento de gengivas), a cirurgia buco-maxilo-facial e odonto-pediatria. Para mais informações, ligue: (79) 3711-0525.