Fundat qualifica cidadãos para o mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
10/04/2018 17h47

Basta olhar os trabalhos para perceber o talento das alunas do curso de Técnicas Básicas em Decoupage em Vidro. As produções artesanais decorativas foram feitas com material que certamente iria para o lixo, a exemplo de azulejo, garrafa de vidro, pote de plástico, prato descartável e papelão. Os objetos expostos fazem parte do encerramento do curso promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

A dona de casa Iracira Freitas de Araújo exibe com orgulho o certificado de conclusão. Ela é uma das 11 alunas que finalizaram o curso, nesta terça-feira, 10.  "Sempre gostei de arte, por isso decidi investir no curso. Foram dez dias de muito aprendizado. Eu busquei frequentar todas as aulas para aprender todo o processo. Agora, vou colocar em prática tudo o que aprendi. Na verdade, vou dar continuidade ao trabalho que já desenvolvo há mais de dez anos", contou.

Interesse parecido teve dona Marlene Dias. Para ela, o curso além de ampliar o leque de opção também serviu como terapia. "Foi gratificante demais para nós participarmos das aulas. Aqui, a gente se divertiu, esqueceu os problemas. Além disso, aprendemos a desenvolver essa técnica maravilhosa. Estou feliz com o resultado. Foram dias enriquecedores e que vão fazer falta", afirmou.

O responsável pelo acompanhamento dos cursos pedagógicos da Fundat, Daivid Mendes, também participou do encerramento e aproveitou para parabenizar as alunas e orientá-las sobre a importância de dar continuidade ao conhecimento adquirido. "A finalização do curso comprova o que elas aprenderam e o que elas podem desenvolver no dia a dia. É uma oportunidade para pensarem no próprio negócio", colocou.

O curso de Técnicas Básicas em Decoupage em Vidro teve carga horária de 30 horas. A instrutora contou que ficou impressionada com o interesse da turma. "Muitas alunas moram em bairros mais distantes e mesmo assim não faltaram a nenhuma aula. Eu ensinei o passo a passo, que vai desde o recolhimento do material que iria para o lixo até o processo de pintura usando o pincel de diferentes tipos. Espero que ao saírem daqui, busquem colocar em prática todo o aprendizado porque elas são talentosas", destacou a instrutora do curso Marta Suzana Barreto.