Nudec Porto Dantas estabelece estratégias de atuação e define coordenador

Defesa Social e Cidadania
11/04/2018 20h40

Na tarde desta quarta-feira, 11, o Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Nudec Porto Dantas- realizou sua primeira reunião, após o processo de formação promovido pela Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju. Na ocasião, foi eleito o coordenador do grupo, além de terem sido alinhadas estratégias de atuação e estruturadas ações operacionais para início das atividades.

O coordenador eleito, Minerval Souza, revelou entusiasmo com as atividades a serem desenvolvidas em benefício dos moradores da região. "Eu me sinto muito orgulhoso por ter sido escolhido pela equipe. Em conjunto, faremos muitas coisas positivas em prol da comunidade do Porto Dantas e Coqueiral", avaliou.

Durante o primeiro ciclo de formação de Nudecs em Aracaju, o Porto Dantas foi o terceiro a ser efetivado. Antes dele, passaram por formação núcleos nos bairros Jabotiana e Cidade Nova. Todas essas localidades foram priorizadas com base nas avaliações da Defesa Civil de Aracaju, que identificou maior número de solicitações registradas nessas regiões, consideradas áreas de risco. A atuação voluntária dos integrantes desses grupos ampliará o alcance das ações preventivas da Defesa Civil e possibilitará redução do tempo resposta ao atendimento de ocorrências que possam surgir.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, revela o fortalecimento do vínculo entre o órgão e as comunidades. "A partir de agora, está estabelecido o elo com o Nudec Porto Dantas. Estaremos sempre em contato com eles para implementar diversas ações. O processo realizado hoje foi muito importante para seguir com esse planejamento", ressaltou.

Sobre a reunião ocorrida nesta quarta-feira, o major afirma que foram esclarecidas as atribuições do Nudec, os limites de atuação e a operacionalização. Foram definidas datas para as reuniões que ocorrerão periodicamente, horários, e regras internas definidas pelo próprio grupo. "Todos possuem suas obrigações e precisam manter o compromisso para continuar fazendo parte do Nudec e, dessa forma, continuar sendo parceiro da Defesa Civil", destacou o coordenador da Defesa Civil.

O coordenador técnico e operacional do órgão, Robson Rabelo, também avalia de forma positiva o trabalho desenvolvido. "Foi um processo muito proveitoso. Com certeza, teremos um grande ganho, tanto voltado à comunidade quanto para a Defesa Civil", enfatizou.