Saúde promove capacitações de profissionais para detecção precoce do câncer infantil

Saúde
12/04/2018 18h42
Início > Notícias > Saúde promove capacitações de profissionais para detecção precoce do câncer infantil

Na tarde desta quinta-feira, 12, no auditório da Avosos, médicos, enfermeiros e técnicos de Saúde de Aracaju participam da etapa de uma série de oficinas de capacitação sobre como diagnosticar o câncer infantil. A atividade que é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Amigos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos), e a cada módulo do curso, oncologistas passam instruções aos profissionais do SUS sobre o tema.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente e Jovem, Rita Bittencourt, o objetivo desta capacitação é sensibilizar os profissionais da Unidades de Saúde da Família (USF’s) e, a partir dos conhecimentos adquiridos, montar unidades de referência para o diagnóstico precoce.

"Precisamos reforçar que diagnosticar cedo o câncer é um fator de extrema relevância para o êxito do tratamento, pois as chances de cura do paciente aumentam bastante. Quando os sintomas das doenças começam a se prolongar, os tratamentos iniciais já não se mostram tantos efeitos, por isso o profissional da Saúde deve buscar essa detecção o mais rápido possível, para que direcionemos os pacientes para a Avosos ou Huse", explicou.

Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Byron Ramos, este é um instrumento essencial de educação em prevenção e promoção da saúde. "Os profissionais da Saúde Básica terão papel fundamental na luta contra o câncer infantil, e essa capacitação está trazendo impactos positivos no trabalho realizado pelos profissionais. Nós pediatras estamos incluindo o câncer nas possibilidades de diagnóstico e isso é muito importante”, declarou.

Para palestrante desta etapa, o oncologista pediátrico Venâncio Gumes Lopes, existem tipos de câncer em que os tumores nas crianças são muito agressivos. “Por isso a procura pelo serviço de saúde deve ser feita com urgência. É muito importante a agilidade no diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Identificar os principais sinais e sintomas da doença é essencial para que o tratamento aconteça de forma rápida, principalmente nos casos em que estágios mais graves se desenvolvem com maior rapidez”, reforçou.

A assistente social da Avosos, Sara Mônica Andrade, essa interação entre a SMS e Avosos é de fundamental importância. "Os profissionais da Saúde de Aracaju terão mais esta especialidade em seus currículos, que vai contribuir para a formação de verdadeiros guerreiros no combate ao câncer. Essa parceira vem coroar nossa preocupação com a saúde do cidadão aracajuano, gerando parcerias que refletirão numa melhor qualidade de vida”, frisou.

Indicativos

Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, dores persistentes nas pernas, manchas arroxeadas na pele como hematomas, dores de cabeça pela manhã e vômito, dor nos ossos, febre constante e emagrecimento repentino, são alguns alertas que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente. Na apresentação de quaisquer desses casos, os profissionais podem considerar como indicativo para a necessidade de um exame especializado.