Defesa Civil de Aracaju contribui com a seguraça estrutural em eventos

Defesa Social e Cidadania
04/05/2018 13h46

Entre as atividades desempenhadas pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, com o intuito de garantir a segurança da população, estão as vistorias em estruturas de eventos. Durante o ano de 2017, foram realizadas 20 vistorias em eventos e shows, já no primeiro trimestre de 2018 foram realizadas oito vistorias, das quais cinco aconteceram durante o mês de março.

Como o trabalho da Defesa Civil envolve a atenção aos riscos, no caso dos eventos, a atuação da equipe está voltada para as estruturas que são montadas e desmontadas de palcos e camarotes. O processo da vistoria envolve a participação das empresas e cumprimento de regras para os organizadores dos eventos. Entre essas responsabilidades, por parte dos realizadores, está a apresentação da documentação específica, que deve ser encaminhada com antecedência de até 15 dias da data em que ocorrerá o evento. Essa documentação específica foi padronizada pela Defesa Civil com o objetivo garantir os cuidados necessários para minimizar os riscos e evitar acidentes, bem como de proporcionar segurança estrutural e elétrica das edificações.

Entre os documentos que devem ser apresentados destacam-se o Memorial Descritivo, a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a Prova de Carga, que atesta o peso que aquela estrutura suporta. Após o recolhimento da documentação, a equipe de técnicos da Defesa Civil acompanha a montagem das estruturas com o objetivo de verificar se os procedimentos estão em conformidade com o que foi apresentado no projeto.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, são realizadas em média três vistorias no local do evento. "Com o início das montagens, geralmente cerca de três dias antes do evento, realizamos vistoria, para que, caso sejam identificados materiais ou peças que não estejam em condições de serem utilizados, nós possamos solicitar a substituição. Nesse momento nós observamos a qualidade do material, a forma como é feita a montagem e os travamentos", explica o coordenador.

Já na vistoria final, que geralmente ocorre no dia do evento, com a estrutura já montada, tudo é novamente verificado sendo avaliada questões relacionadas a sustentabilidade e se a montagem foi realizada de forma segura.

No que se refere às estruturas elétricas, a Defesa Civil Aracaju atua com foco nos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), que funciona como um para-raios. Os técnicos do órgão verificam se o aterramento foi feito corretamente. No entanto, os aspectos que se referem ao controle contra incêndios e pânico fica a cargo do Corpo de Bombeiros.