Propiciar em 60 horas um conteúdo que possibilite um projeto real de geração de renda. Essa é a missão do instrutor do curso de Empreendedorismo Digital, Marcelo Morais. As aulas direcionadas a 20 alunos começaram na tarde desta segunda-feira, 16, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Jardim Esperança, da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), e terminam no dia 14 de maio. Esta é a primeira vez que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) oferece esse curso aos aracajuanos.
Segundo o instrutor Marcelo Morais, esse curso foi escolhido pela Fundat de acordo com as necessidades do mercado. "O mercado digital é muito forte nos país, embora seja pouco explorado ainda na nossa região. Por isso, decidimos oferecer esse curso para potencializar egressos não somente de outros cursos de qualificação e geração de renda, mas também outras pessoas que querem empreender e às vezes não têm recursos altos para gerar um empreendimento no mundo físico. No mundo real a pessoa tem mais facilidade, pois consegue empreender em qualquer atividade e se sobressair no mercado competitivo, tendo as estratégias à disposição dela", explicou.
Adriana Ferreira, por exemplo, era esteticista. Atualmente, trabalha com venda de planos de saúde. No futuro, pretende abrir uma pamonharia. "A era digital veio para facilitar a vida das pessoas e também para dar oportunidade de o pequeno empreendedor concorrer com o grande. Acredito que esse curso vai me ajudar a atingir o público específico para o tipo de negócio que desejo montar", colocou.
A estudante de administração Ana Cristina de Jesus também pretende colocar em prática um projeto que está na gaveta faz tempo. "Já fiz alguns cursos voltados para a área de gestão e gostei bastante. O curso é uma oportunidade de conhecer outras pessoas e também uma forma de eu amadurecer a ideia de desengavetar o meu projeto. Ele vai me ajudar a entender melhor as redes sociais e a utilizá-las de forma certa", disse.
Empreendedorismo Digital
É o ato de criar um negócio que funcione de forma digital, principalmente na internet, e que tenha a maior parte dos processos realizados nesse espaço. Um empreendimento digital tem a tecnologia e inovação como fundamentais ao negócio e podem ser de vários tipos. O objetivo da maioria das pessoas é obter lucro e trabalhar com condições de trabalho mais flexíveis e simples, normalmente pede um investimento inicial menor e não exige uma estrutura física para o funcionamento.
Para o coordenador da UQP Jardim Esperança, Felipe Lima, essa é uma área atual e que deve expandir ainda mais, conforme a tendência de mercado. "As redes sociais são hoje uma realidade, uma área que vai crescer muito. A nossa expectativa é que os alunos aproveitem o curso e saiam daqui satisfeitos. Todas as vagas que colocamos à disposição foram preenchidas e esperamos que todos concluam a carga horária de 60 horas", afirmou.