Moradores do 17 de Março, Santa Maria e Zona de Expansão comemoram avanços na limpeza

Serviços Urbanos
17/04/2018 17h08


Os serviços de limpeza e manutenção realizados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), têm ganhado destaque pela sua eficiência. A execução rápida dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes da Diretoria de Operações (Dirop) tem agradado aos moradores, a exemplo do 17 de Março, Santa Maria e dos conjuntos residenciais da Zona de Expansão, que podem testemunhar o esforço diário da administração municipal para manter a qualidade de vida na capital.

Para o diretor de Operações, Bruno Moraes, um dos fatores para a boa execução dos trabalhos é um bom planejamento. Para facilitar as ações, a cidade é dividida em setores e, após o levantamento dos fiscais da empresa, as demandas das comunidades são estabelecidas. “A população também tem colaborado muito com a gestão municipal, tanto sinalizando as necessidades de suas comunidades, como sendo agentes fiscalizadores de problemas que atingem a todos, a exemplo dos descartes irregulares. Essa parceria entre Prefeitura e população é um retorno muito positivo para nós, o que demonstra que estamos no caminho certo para avançar ainda mais no estabelecimento da qualidade de vida em nossa cidade”, enfatizou.

Ainda de acordo com o diretor, a Emsurb desenvolve um trabalho preventivo e contínuo nos bairros com os serviços de poda, capinação, pintura de guias, roçagem manual e mecanizada, varrição, limpeza de canal, coleta domiciliar e de entulhos. “Cumprimos, diariamente, um extenso cronograma pela cidade e, durante o período de chuvas intensificamos o monitoramento dos mesmos para evitar transtornos para a população”, acrescentou.

Eficiência nos serviços 
 
“Quem não quer um bairro melhor para viver?". O questionamento do presidente da Associação de Moradores do 17 de Março, Adriano Araújo, é na verdade um agradecimento. Ele relata que, desde o início da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, acompanha as transformações do local. “Durante a outra gestão o nosso bairro ficou esquecido, mas agora só temos motivos para comemorar. Tivemos algumas reuniões com a diretoria da Emsurb e sempre somos atendidos em nossos pleitos. A coleta de lixo passa regularmente e os serviços de limpeza e mutirões acontecem com frequência”, conta. 
 
O comerciante Paulo César Fontes, morador do bairro 17 de Março, disse estar vivendo uma nova realidade desde o início das ações de limpeza na região. “Nunca vi o 17 de Março tão limpo como agora. O bairro está ficando mais agradável de se morar”, destacou.

Adriana Fraga, que está à frente da Associação de Moradores do Horto do Carvalho I e II, na Aruana, conta que a gestão municipal é eficiente na prestação dos serviços, entretanto, é necessário que a população colabore. “Temos que fazer a nossa parte e não ficar esperando somente pela Prefeitura. Desde o início gestão, a coleta de lixo passa regularmente por aqui, mas temos que lembrar de não jogar lixo em local indevido”, frisou.
 
Integrante da Associação de Moradores do Residencial Costa Verde, Valdice Bitencourt, também vibrou com os serviços executados. “Tivemos nossas solicitações atendidas de imediato pela direção da Emsurb. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas a população precisa se unir mais com os cuidados com o nosso bairro”, disse.
 
O presidente da Associação de Moradores do Residencial Jardim de Santa Maria, Edjan Cruz, conta que, durante a gestão passada, a localidade ficou abandonada e que hoje os moradores só têm motivos para comemorar. “O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns. O trabalho desenvolvido pela Emsurb está mudando a cara da nossa comunidade. Antes estávamos abandonados, mas hoje temos um diálogo fácil com os gestores da empresa e sempre que precisamos temos um atendimento rápido e eficiente’, comemorou.