Saúde amplia número de atendimentos a pessoas com deficiência em Aracaju

Saúde
17/04/2018 16h50
Início > Notícias > Saúde amplia número de atendimentos a pessoas com deficiência em Aracaju

Nesta terça-feira, 17, representantes do Programa Municipal (PM) de Cuidado da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), se reuniram com os da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com a equipe diretiva do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) a fim de debater as novas políticas de Saúde para pessoas com deficiência. De acordo com o novo convênio, a instituição filantrópica passa a ser habilitada como Centro Especializado em Reabilitação (CER II), pois vai trabalhar a integridade intelectual e física desses usuários da Regional de Saúde de Aracaju.

De acordo com a coordenadora do PM, Sony Petris, o convênio foi firmado no último dia 6 de abril, e o Ciras tem o prazo de 60 dias, a partir desta data, para contratar os profissionais e formar a equipe que iniciará o atendimento. “O objetivo desta reunião é organizar as diretrizes e os processos de trabalho a partir de agora. Antes o Ciras só trabalhava a deficiência intelectual, com uma essência mais educacional. Agora ele vai continuar com a deficiência intelectual, mas cuidando da física também. Por isso foi habilitado como CER II [dois, significa intelectual e física]”, esclareceu.

A coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da SES, Alynne França, explicou que o estado é parceiro, e faz parte do monitoramento do convênio. “Através deste convênio, o município de Aracaju está ampliando a oferta para a reabilitação e, muitas vezes, a habilitação das pessoas com deficiência oriundas dos oito municípios que integram a Região de Saúde da capital. Além do trabalho desenvolvido aqui, agregamos agora ao contexto da saúde o atendimento ambulatorial”, reforçou.

Ampliação do serviço

Sony informou que o Ciras já era o prestador do tratamento de fisioterapia das pessoas com deficiência vinculadas à Prefeitura Municipal de Aracaju. “Agora ampliamos e qualificamos o serviço. O Ciras é um espaço com ambiência confortável, arborizado, e atenderá de 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A instituição receberá cerca de 200 usuários por dia e contará com uma equipe técnica multiprofissional. A unidade está localizada no bairro Santa Maria”, frisou.

A equipe do novo CER II da SMS deverá ser composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia, assistência social, nutrição, neurologia e/ou psiquiatria, fisiatria e/ou ortopedia. “Para se ter acesso ao serviço existem os critérios para os atendimentos, como encaminhamento médico contendo solicitação de avaliação global, com Código Internacional de Doenças [CID] ou hipótese diagnóstica, e os municípios são responsáveis pelo transporte dos usuários” completou.

A Região de Saúde de Aracaju é composta pela capital e pelos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras.