Assistência promove cursos profissionalizantes para a população

Família e Assistência Social
17/04/2018 19h28
Início > Notícias > Assistência promove cursos profissionalizantes para a população

Com o objetivo de proporcionar à população usuária dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) cursos profissionalizantes e de inclusão produtiva, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou nesta terça-feira, 17, no Cras Carlos Hardman, as aulas para a produção de doces e salgados. A formação é realizada pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  

Com um público aproximado de 30 pessoas, o curso de produção de doces e salgados tem o objetivo de ensinar técnicas utilizadas no preparo dos alimentos, além de noções de empreendedorismo, que são necessárias para quem deseja abrir o próprio negócio.

Para o secretário adjunto da Assistência Social, Valdiosmar Vieira, a inclusão produtiva tem o poder de gerar autonomia. “Na secretaria da Assistência Social nós primamos pelo desenvolvimento da autoestima dos indivíduos. E um aspecto bastante importante é a possibilidade do indivíduo e família terem acesso ao mundo do trabalho, sobretudo em um momento de crise como o que estamos vivendo. A partir desses cursos queremos estimular a qualificação profissional das famílias em todas as comunidades”.

Vivian Almeida, coordenadora do Cras Carlos Hardman, acredita que esses cursos podem proporcionar não apenas a inclusão no mercado de trabalho dessas famílias, mas também uma proximidade entre o equipamento e a própria comunidade. “A escolha de qual modalidade de formação aconteceria aqui no Cras partiu dos próprios usuários dos nossos serviços. E esse diálogo com a população é muito importante porque eles se sentem valorizados e percebem que o Cras é um local onde eles devem ser ouvidos”.

Alany de Barros é a profissional do Senac que está responsável pela realização do curso no Cras Carlos Hardman. Ela explica que além do ensino propriamente dito, a população sai com outra percepção a respeito de seu papel na sociedade. “Nós viemos aqui para ensinar as técnicas, mas também para poder falar sobre empoderamento para esta população. Queremos que eles se sintam plenamente capazes de traçar novas histórias para suas vidas”.

Ana Aparecida dos Santos pertence à família que fundou o bairro Soledade, onde está localizado o Cras Carlos Hardman. Ela entende que a sua presença nesse curso pode estimular mais pessoas a fazerem o mesmo. “Eu sei o quanto é importante que as pessoas tomem as outras como exemplos para coisas boas e eu vim participar do curso por esse motivo e também pela oportunidade de terei de ganhar um dinheirinho, o que é muito bom também”.

Nos próximos dias serão lançados outros cursos profissionalizantes a exemplo de corte e costura, agente de limpeza e conservação e porteiro/vigia.