Defesa Civil capacita guardas municipais para atendimento das ocorrências do 199

Defesa Social e Cidadania
18/04/2018 11h08

A Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, está promovendo, entre os dias 17 e 20, um treinamento direcionado aos agentes responsáveis pelo atendimento das ligações emergenciais ao número 199. A capacitação ocorre na Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), que abriga o serviço há um ano, garantindo a atenção necessária aos chamados da população, 24 horas por dia.

Recebidas as solicitações, através da central estruturada na GMA, os guardiões imediatamente realizam o registro das ocorrências e encaminham aos técnicos da Defesa Civil. O fluxo de ações bem estruturadas garante uma rápida resposta à população, conforme a especificidade de cada caso. O serviço já soma 371 ocorrências cadastradas e atendidas pelo órgão.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, ressalta que, antes da implantação do serviço, foi provido um curso para que os guardas municipais entendessem os tipos de ocorrências relacionadas a Defesa Civil. Foram orientados sobre deslizamento de terra, inundação, alagamento, além de outros tipos de ocorrências ligadas às chuvas, assim como sobre as patologias estruturais.

Agora, para aprimorar o serviço e suprir necessidades provenientes da rotatividade dentro dos serviços da GMA, verificou-se a necessidade de uma nova capacitação. "Muitas pessoas que passaram por esse curso, há um ano, foram remanejadas. Então, planejamos uma nova capacitação. Serão quatro dias de treinamento, para contemplar as equipes que estiverem de serviço em cada dia. Dessa forma faremos um novo nivelamento das ocorrências de Defesa Civil", ressaltou o major Sílvio Prado.

O planejamento prevê a realização desse treinamento trimestralmente. O objetivo é que os atendentes não sintam dificuldades em cadastrar as ocorrências de Defesa Civil. Além disso, essa será uma oportunidade para esclarecer dúvidas dos agentes que vivenciam o dia a dia dos atendimentos. "Também estaremos realizando a escuta sobre sugestões que os guardiões possuam para melhoria dos processos", destacou o coordenador.

Entre os conteúdos que compõe o treinamento está o esclarecimento sobre as competências de cada órgão, diante das solicitações dos cidadãos. "Essa será a oportunidade de, também, esclarecer sobre a responsabilidade de cada órgão diante do tipo de ocorrência, para que o atendente tenha o conhecimento necessário para informar ao solicitante qual órgão deve ser acionado para solução efetiva da demanda", detalhou o major.

Evolução

O canal de comunicação com os aracajuanos possibilitou o aprimoramento dos serviços prestados. Para o major Sílvio Prado, a avaliação desse primeiro ano de atuação é positiva especialmente pela ampliação e intensificação do contato com as pessoas que necessitam de auxílio da Defesa Civil. "Antes do 199, as pessoas não tinham um canal efetivo para recorrer, em caso de desastres naturais, por exemplo, ou mesmo por outros riscos estruturais", lembrou.

De forma limitada a população precisava se adequar aos horários de funcionamento do órgão, muitas vezes tendo que se deslocar até a sede do órgão ou mesmo ligar para um número disponível apenas em horário comercial. "Agora estamos acessíveis 24 horas por dia para as necessidades que surgirem", finalizou.