Dia Nacional do Livro Infantil é marcado com atividades nas escolas municipais

Educação
18/04/2018 17h57

Imaginar, criar e aprender. Essas  são ferramentas poderosas adquiridas a partir do hábito da leitura, ajudando as crianças a irem mais longe em seu desenvolvimento intelectual e cognitivo. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) incentiva a prática da leitura de forma massiva entre os estudantes da rede, sendo parte do projeto pedagógico das 74 escolas municipais. Nesta quarta-feira, 18, quando é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, diversas delas realizaram atividades especiais para celebrar a data.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, do bairro José Conrado de Araújo, trabalhou a obra 'O Pequeno Príncipe', de Antoine Saint-Exupéry, que vai ser um tema trabalhado durante todo o ano, fortalecendo o estímulo à leitura entre os alunos. O Centro Social São Francisco, no bairro Cidade Nova, apresentou às crianças os contos clássicos infantis, e a Emef Presidente Vargas interagiu com as crianças através do Teatrinho de Fantoches.
 
No bairro Porto D'antas, os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Berenice Campos se mostraram encantados com a Vovó Graça, personagem caracterizada pela coordenadora pedagógica Graciele Santiago. A diretora da escola, Raquel dos Santos, detalha que um cenário foi montado no pátio da escola e os alunos ficaram tão impressionados com a encenação que nem reconheceram quem era a vovó. “Vovó Graça trouxe para as crianças o conto popular 'A festa no céu', de Luiz Câmara Cascudo. Quisemos fazer uma dinâmica diferenciada a partir desta história porque ela ensina, entre outras coisas, o respeito às diferenças. As crianças levaram livrinhos para casa para que seus pais possam ler para os filhos, conscientizando a família do quanto é importante estimular o hábito entre eles”, ressalta a diretora.

Trabalhando Monteiro Lobato

Como a data faz menção ao nascimento de Monteiro Lobato, escritor que construiu um enorme legado para a literatura infantojuvenil, muitas escolas abordaram personagens de suas obras nas dinâmicas com as crianças. Um exemplo disso foi a Escola Municipal de Educação Infantil Etelvina Amália de Siqueira, do bairro Porto D'antas, que utilizou técnicas de pintura com as crianças e produziu cartazes sobre a personagem Emília.

A boneca também foi tema das atividades na Emei Ana Luiza, do Bairro José Conrado de Araújo e na Emei Fernando Guedes, Bairro América, onde professores e alunos se caracterizaram e se divertiram bastante em contações de histórias. Já na Emei Quintina Diniz, que fica no bairro Siqueira Campos, a coordenadora pedagógica, Nadja Bispo, explica que a comemoração alusiva ao Dia do Livro aconteceu desde a segunda-feira, 16, com acolhimento e contação de histórias.

“Decidimos celebrar o Dia do Livro Infantil com as obras de Lobato. Trabalhá-la com nossos alunos é bastante válido porque em seus livros o autor valoriza bastante o outro, a amizade e a natureza. Além do mais, ele sabe despertar de maneira bem lúdica a fantasia da criança. Aqui, todos juntos apresentaram um teatrinho, as meninas se vestiram de Emília, cantamos músicas e, pelo que vi, todos captaram bem as mensagens”, conta Nadja.

As escolas Dom Avelar Brandão Vilela, Centro Social São Francisco, Francisco Guimarães, Ana Luiza Mesquita, Elias Montalvão, Pierre Averan, Savazine, Irene Romão, Garcez Vieira, Jornalista Orlando Dantas também realizaram atividades alusivas ao Dia do Livro Infantil.