Prefeitura de Aracaju realiza ação preventiva no bairro Coqueiral

Agência Aracaju de Notícias
18/04/2018 18h16

Em cada parada, uma orientação. Foi assim a tarde desta quarta-feira, 18, no bairro Coqueiral, zona Norte de Aracaju. Representantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) distribuíram panfletos informativos sobre procedimentos que devem ser adotados para minimizar os transtornos causados pela chuva.  A iniciativa da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Defesa Civil da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tem o objetivo de preparar a comunidade para lidar com situações de risco.

Segundo o coordenador técnico da Defesa Civil, cabo Rabelo, essa é uma ação preventiva para preparar a população para o período chuvoso. "Nós sabemos que as chuvas são cíclicas e que maio é um dos meses mais críticos. Por isso, estamos distribuindo esses panfletos que dão orientação de como evitar os transtornos ocasionados pela chuva. Uma dessas orientações é evitar lançamento de lixo na via urbana. A comunidade se sente abraçada com esse tipo de ação", destacou.

O presidente do Nudec do Porta Dantas, que atende também o bairro Coqueiral, Minerval de Souza, vê na ação uma oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender a lidar com os riscos. "Essas campanhas são importantes para que a sociedade se torne mais consciente, principalmente em relação ao lixo que é depositado nas ruas e que em dias chuvosos trazem prejuízos à comunidade. Nós estamos sempre atentos aos acontecimentos aqui no bairro", colocou.

A dona de casa Maísa dos Santos estava atenta às explicações e disse que vai repassar os ensinamentos a outros moradores. "É importante essa visita que nós estamos recebendo para que a gente faça o melhor para nossa comunidade. Quando cada um fizer a sua parte, as coisas vão ficar melhores. A gente sofre demais por causa dos outros. Lixo tem que ser colocado no lixo", disse.

Dona Maria Eunice da Conceição mora no bairro há 38 anos e sempre que vê lixo na rua corre para recolher. "Muita gente até zomba da minha cara porque faço isso. Não me importo, pois quero mesmo é ver meu bairro limpo. Antes, era horrível aqui. A gente não tinha calçamento, luz e nem água. Hoje, tem tudo e precisamos cuidar do que é nosso. Não dá para morar em um local sujo porque as crianças adoecem e a gente também", contou.

Mensagem via SMS

Os representantes do Nudec também aproveitaram para cadastrar o número de telefones de moradores para que eles recebam SMS com informações de alerta, em caso de possíveis desastres naturais. A dona de casa Maria José da Silva Filha estava empolgada com a ação realizada pela Defesa Civil.  "Muito importante esse trabalho porque quando chove a gente sofre muito, além de a água entrar em nossas casas, as ruas ficam alagadas por causa do lixo que é depositado pelos próprios moradores. Alguns até respeitam, mas outros não se importam. Esse cadastro que o rapaz fez no meu celular vai ajudar muito", afirmou.

Para ter acesso aos alertas é necessário realizar o cadastro através de mensagem de texto enviada para o número 40199. O serviço é inteiramente gratuito.