Centro Cultural de Aracaju apresenta exposição em homenagem ao Dia do Índio

Cultura
19/04/2018 18h03

Como parte da programação do II Fórum Sergipano de Cultura Indígena, que será realizado nos dias 16 e 17 de maio, o Centro Cultural de Aracaju, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), abre suas portas para receber a exposição “Xokó: Índios em Sergipe”. A exposição - homenagem ao Dia do Índio, comemorado nesta quinta-feira, 19 - segue até 23 de maio. De terça à sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. A visitação é gratuita.

“Trazer uma exposição que homenageia os índios é preservar a nossa história e nosso papel, enquanto agente cultural, é evidenciar a nossa cultura. Por isso inserimos esta exposição no ciclo de comemorações ao Dia do Índio, que faz parte da programação do Fórum de Cultura Indígena”, ressalta o coordenador do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias.
 
O visitante tem acesso a fotos, textos e objetos da única tribo existente em Sergipe, a Xokó, que vive na ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha, no sertão sergipano. “A exposição tem como base a pesquisa produzida no início da década de 80, pela professora Beatriz Góis Dantas. Nós fizemos uma contextualização daquela época e trouxemos em nossa exposição como vivem os índios da Tribo Xokó, na ilha de São Pedro, no município de Porto da Folha, no sertão sergipano hoje depois de mais de 30 anos. Nosso objetivo é fazer esse comparativo e mostrar as suas lutas, seus costumes. Além de fomentar assuntos que envolvam nossa cultura”, destaca Mário Dias.

Segundo a museóloga do Centro Cultural de Aracaju, Heyse Souza o visitante tem a oportunidade de conhecer e saber mais como vivem os índios Xokós. “A exposição é dividida em quatro módulos: 'Quem são', 'Onde vivem', 'Costumes e Tradição'. Na exposição além de fotos e textos, o visitante irá encontrar objetos e poderá conhecer mais sobre a cultura indígena”, explica.
 
O Centro Cultural de Aracaju fica localizado na praça General Valadão, no Centro da capital sergipana, e está aberto para receber escolas e grupos de turistas. A unidade administrada pela Funcaju conta com a Sala Popular Mestre Euclides, Museu Viana de Assis, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, biblioteca Mário Cabral e Memorial da Alfândega. Horário de funcionamento de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados de 9h às 13h. Outras informações pelo telefone 3214-5387.